terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"O Fogo Pode Ser Nosso Amigo"

O município de Amares deu início a um projeto de sensibilização para a importância do fogo controlado, destinado a caçadores, pastores e produtores florestais, no âmbito da candidatura 'Prevenção de Riscos Naturais e Tecnológicos', que esta entidade apresentou ao Programa Operacional Regional do Norte – ON.2.

Este projeto visa "demonstrar a utilidade do fogo controlado, na gestão de combustíveis" e, por consequência, "na prevenção de incêndios florestais que, ano após ano, delapidam o património nacional e provocam inúmeras vítimas mortais".

Numa primeira demonstração do fogo controlado, foram tratados cerca de 15 hectares de áreas de matos, na Freguesia de Bouro Santa Marta, áreas essas afetadas por um grande incêndio, no ano de 2005.

Com esta ação, pretendeu-se "eliminar as condições para a ocorrência de outro incêndio de igual dimensão e provar, aos diferentes intervenientes, que o fogo pode ser nosso amigo". Nesta primeira ação participou a Associativa de Caçadores do Monte do Rebolão e Abadia e a Junta de freguesia de Bouro Santa Marta. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares também colaborou, destacando 11 bombeiros para o efeito, equipados com duas viaturas de combate de incêndios. No totalm estiveram envolvidos 17 operacionais.
Fonte: Terras do Homem

Sem comentários: