segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bombeiros de Bragança Realizam Intercâmbio com Bombeiros de San Vitero

Dois bombeiros de San Vitero estiveram este fim-de-semana em Bragança, onde realizaram um intercâmbio operacional com os Bombeiros de Bragança.

A corporação de San Vitero, perto de Alcañices, pertence à Mancomunidade dos Municipios das Terras de Aliste, e têm um protocolo de intervenção com os Bombeiros de Bragança, em incêndios urbanos em 5 aldeias do lado espanhol, pertencentes à área de intervenção do Parque de Bombeiros de San Vitero.

Durante este  fim de semana 2 Bombeiros, Manuel Fidalgo e Oscar Nicolas, acompanharam os piquetes de serviços, nas diversas actuações que realizaram. Também foram realizadas simulações e exercícios de desencarceramento e salvamento em ambiente urbano. Foram ainda demonstradas técnicas e operações  realizam os nossos bombeiros. Aproveitou-se também para realizar uma troca de experiências e conhecimentos.

 Os bombeiros espanhóis demonstraram-se muito satisfeitos com este intercâmbio, deixando a vontade de repetir, numa altura em que faça mais calor, para observar o combate aos incêndios florestais.

Este intercâmbio proposto pelos Bombeiros de Bragança foi pioneiro no sentido de um protocolo, a realizar no dia 20 de Janeiro de 2012 às 12h00 no Salão Nobre desta Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança onde vai ser celebrado e assinado o Protocolo entre os Bombeiros de Aliste (Espanha) e as A.H.B.V de Bragança, Vimioso e Miranda do Douro. O objectivo deste Protocolo é estabelecer a colaboração para a formação e emergências. O Apoio nas emergências que aconteçam com prévio aviso mediante uma chamada telefónica, com excepção dos incêndios florestais, salvo que afectem ou ameacem populações.

Sem comentários: