quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GIPS de Bragança têm novo comandante

A sétima companhia do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR tem novo comandante. Luís Pinheiro substituiu Jorge Barbosa na semana passada.

Na hora da despedida, o tenente Barbosa faz um balanço positivo.“Durante estes dois anos penso que o balanço foi extremamente positivo, não só pelas sinergias com as instituições, mas porque se conseguiram melhores instalações e resultados operacionais muito bons”, frisa.

O Tenente Jorge Barbosa sublinha que foram várias as dificuldades encontradas ao longo de dois anos aqui na região.“A região tem algumas particularidades, no Inverno e no Verão. Tivemos diversas intervenções por causa do gelo, nomeadamente no IP4 e em Bornes. Quanto aos incêndios florestais tivemos muitas ocorrências fora da época e a orografia do terreno tem inclinações enormes”, explica.

O novo comandante chama-se Luís Pinheiro e vem de Arcos de Valdevez. Espera continuar o trabalho efectuado pelo seu antecessor.“As expectativas são altas. Venho para uma companhia que estava bem comandada e funcionava muito bem. Venho com a expectativa de diminuir o número de ocorrências e diminuir a área ardida, aumentar a vigilância nas áreas protegidas. Na área da segurança manter o policiamento e o reforço às unidades territoriais”, explicou.

Luís Pinheiro frisou ainda que, para diminuir os números de área ardida, não é no combate aos incêndios que se deverá apostar.“Temos que deslocalizar mais meios para a prevenção e não para o combate. É mais barato”, frisou.A mudança de comando foi efectivada no passado dia 9. Esta companhia tem cerca de 50 efectivos e em 2011 interveio em mais de 200 ocorrências.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: