quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bragança: Solidão de idosos no Hospital

Responsáveis pelos hospitais do distrito de Bragança negaram esta quarta-feira a existência de idosos abandonados nas unidades de saúde da região, admitindo apenas a existência de casos de solidão.

Armandino Raposo, da administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, admitiu que "pode existir o problema" de idosos que depois da alta hospitalar não têm ninguém, nem para onde ir, mas considerou que nesta região "esses casos serão em menor percentagem garantidamente que no resto do país".

A reacção do administrador da ULS surge na sequência da preocupação manifestada, no último fim-de-semana, pelo do bispo da Diocese de Bragança-Miranda. José Cordeiro mostrou-se "incrédulo e preocupado" com o abandono de idosos, e mesmo gente jovem, nos hospitais do distrito, uma realidade que jamais pensou encontrar nesta região.

Para o administrador hospitalar Armandino Raposo, "o problema poderá existir", mas "não é da dimensão que o senhor bispo possa dar a entender".

Em 2010, no hospital de Mirandela houve "cerca de 20 utentes que tiveram de ficar depois da alta hospitalar por não terem para onde ir", disse Maria da Luz Guerra, responsável pelos serviços sociais nos três hospitais (Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros).
Fonte:CM

Sem comentários: