sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bombeiros da raia socorrem em conjunto

Está garantido o socorro na zona de fronteira do distrito de Bragança.Três corporações de bombeiros transmontanas (Bragança, Miranda do Douro e Vimioso) assinaram hoje um protocolo com os congéneres de Aliste que prevê a colaboração em situações de emergência.

Os bombeiros de Bragança já tinham uma colaboração com algumas localidades espanholas.O comandante diz que este acordo vem eliminar algumas burocracias.“As pessoas que precisam devem ser socorridas independentemente de estarem em Portugal ou em Espanha, ou os meios serem portugueses ou espanhóis, pois não fazia sentido ter de accionar uma série de burocracias para socorrer quem estava a necessitar” refere José Fernandes acrescentando que “se neste momento houver um acidente do lado português, os bombeiros espanhóis podem intervir e ajudar-nos a transportar as pessoas para o hospital de Bragança e vice-versa”.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Miranda do Douro espera que esta colaboração venha a ser alargada.“Certamente que as populações irão ser beneficiadas com esta intervenção” afirma Ulisses Firmino. “Esperemos que futuramente sejam incluídos mais uns pormenores e expandir esta colaboração, ao nível da protecção civil e de acidentes de viação”.

O presidente da deputacion provincial de Zamora considera que este acordo é um exemplo a seguir.“Penso que é o protocolo mais importante que já assinámos. Este é mais um passo pois vamos ser um exemplo ao resto das administrações porque há serviços públicos que podem ser prestados conjuntamente” realça Fernando Maillo. “É muito importante que os bombeiros colaborem” acrescenta.O protocolo também prevê colaboração na área da formação.

Este acordo não contempla a intervenção em incêndios florestais, uma vez que essas ocorrências já estão abrangidas por acordos internacionais.
Escrito por Brigantia


1 comentário:

Anónimo disse...

Numa altura de contenção de custos não percebo isto de andar a fazer fretes aos espanhóis, ainda por cima sendo os corpos de bombeiros privados.

É que eles nunca ficam de prejuizo.

Os espanhóis que tratem do que é deles, que nos tratamos do que é nosso, e a area de intervenção de Bragança, Vimioso e Miranda dá bem o que fazer.