quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bragança: Jorge Nunes insiste na urgência de Veiguinhas

Já terminou a fase de consulta pública do projecto da barragem de Veiguinhas, que passou agora para a apreciação da comissão de avaliação técnica do projecto. O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, espera que a Agência Portuguesa do Ambiente tome uma decisão em breve e volta defender a barragem como a única solução viável para resolver o problema de armazenamento de água em Bragança.

O autarca refere que Veiguinhas “foi colocada no conjunto de outras soluções em discussão pública como única solução viável”. “A comissão de avaliação está agora a fazer o seu trabalho e a APA [Agência Portuguesa do Ambiente] tomará proximamente as suas decisões e nós esperamos que desta vez o problema de abastecimento de água a Bragança seja resolvido com uma solução economicamente viável e ambientalmente sustentável”

Jorge Nunes diz que é urgente avançar com a solução de Veiguinhas:
“A urgência de resolução é bem evidente. Se a segunda barragem fazia falta no final da década de 80, quando se iniciou o processo, hoje a necessidade é muito maior porque a população e a actividade económica aumentaram e, por outro lado, as alterações climáticas também têm influência naquilo que é o armazenamento de água e autonomia”.

A barragem de Veiguinhas é uma reivindicação antiga da autarquia de Bragança. O projecto tem mais de duas décadas, mas a sua concretização tem esbarrado sempre em questões ambientais, por se encontrar em plena área protegida do Parque Natural de Montesinho.
Fonte:RBA

Sem comentários: