domingo, 1 de janeiro de 2012

2011 EM REVISTA

Janeiro

- O mês de Janeiro começou com um balanço no ano de 2010, em que o cbbraganca atingiu marcos históricos. De referir que foram atingidas cerca de 90.000 visitas, totalizando mais de 150.000 desde a sua criação. Os picos de visitas dão-se nos meses em que mais ocorrências sazonais se abateram sobre o distrito, como os incêndios florestais e os nevões. Um crescimento de 625% em visitas e 220% de publicações foram assim o mote de consideração para o site que aborda temas de protecção civil e bombeiros, mais visto da zona norte.

-Foi neste mês que foi decido que os transportes de doentes passariam a ser pagos. A LBP pediu nulidade do despacho sobre o transporte de doentes, mas o mesmo não foi acolhido por parte dos governantes. Entrou também em funcionamento o novo Sistema de Gestão de Transporte de Doentes, apesar da grande contestação por parte dos Bombeiros.

- Anunciado que Jaime Soares e Rebelo Marinho eram candidatos á Liga dos Bombeiros Portugueses.

- Um jovem natural de Bragança foi dado como desaparecido na ilha da Madeira, após um deslizamento de terras. O mesmo não viria a aparecer, tendo sido dado como morto.

Positivo: LBP – Desde o principio que contestou e acompanhou as medidas que regulam o transporte de Doentes.

Negativo: Ministério da Saúde: Pela Falta de respeito pelos Bombeiros, que sendo parceiros, não foram tratados com dignidade pela tutela deste ministério, até hoje!


Fevereiro
-Unidade Local de Saúde do distrito de Bragança foi aprovada em conselho de Ministros. Foi também decretada a extinção do CHNE E.P.E..

-Fenómeno dos Idosos Abandonados assola o país. Em varias zonas de Portugal são encontrados corpos de idosos mortos nas suas habitações devido ao seu abandono por parte de familiares.

-Associação Nacional de Municípios alerta para a entrada em falências por parte dos Bombeiros Portugueses.

-Comendador Sérgio Silva de Bragança Paulista visita o Corpo de Bombeiros de Bragança depois de uma passagem pela cidade de Bragança

- Gil Martins, Comandante Nacional da ANPC é acusado de desviar 137 000€ proveniente de verbas para o combate aos incêndios florestais.

Positivo: O abandono dos Idosos teve especial atenção por parte de várias entidades. E foram com certeza evitadas faltas de assistência a idosos que moravam sozinhos.

Negativo: ULS – ainda hoje não está oficializada a implementação desta unidade levando á continua ruína da saúde no distrito de Bragança.
Março
- O mês inicia com os acidentes no IP4 devido á má sinalização das obras. Um dos acidentes mais graves deu-se no Alto de Rossas, tendo provocado 2 mortes, uma delas era a mãe de um jovem bombeiro. Houve ainda mais 4 feridos.

- Neve continuou a cair no mês de Março, pondo á prova os meios de limpeza de neve do concelho.

- Foi nomeado Comandante Nacional, em substituição de Gil Martins, o transmontano e ex inspector do SNB, Vítor Vaz Pinto

- Dia Internacional da Mulher - Cbbraganca faz reportagem especial com as mulher do Corpo de Bombeiros de Bragança, em reconhecimento pelo seu trabalho. Virgínia Pio, Beatriz Garcia, Carlota Pires, Sónia Afonso e Filomena Veiga são as entrevistadas.

- CHNE implementa Via Verde de Traumatologia.

-Cbbraganca presente na Segurex, para cobrir a maior feira de Protecção Civil da península Ibérica.

-Tractores continuam a vitimar no Nordeste Transmontano.

- Uma criança morreu afogada numa pequena tina de água. O Ministério Publico ordena entrega do corpo á família, tendo depois ido buscar o corpo para autópsia. Gerada movimento de consternação por vários factores envolventes á morte desta criança por falta de pedido de assistência.

-Corporações de Bombeiros do Distrito de Bragança começam a sentir dificuldades financeiras por falta de pagamentos e serviços de saúde.

- Grupo de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Bragança faz 10 anos. Foram comemorados em Março, com homenagem fotográfica na corporação e jantar.

- Suspenso plano de criação de 60 EIP´s para todo o país. Governo não consegue cumprir com a promessa de chegar ás 180 EIP´s, alegando falta de verbas. LBP lamenta e coloca em causa as necessidades de equipas em prontidão para socorrer.

Positivo: GIPE – Os seus 8 elementos conseguem manter durante 10 anos profissionalismo no socorro, assentando sobre estes os pilares da protecção civil e socorro da população do concelho de Bragança.

Negativo: Concessionária do IP4 – A má sinalização e despreocupação com as condições de segurança dos condutores provocou vários acidentes.


Abril
-Cruzamento do Zoio continua a fazer vitimas, acidentes ocorrem em várias alturas do ano, sem que ninguém tome medidas.

-INEM entrega 101 desfibrilhadores para todo o país ao abrigo do Programa de DAE do INEM. O Corpo de Bombeiros de Bragança foi um dos contemplados.

-Incêndios florestais de maior dimensão começam a aparecer pelo país.

-Devido ás condições meteorológicas em 2010 só foi possível realizar uma queimada, estando planeadas a queima de 37 hectares.

-Anunciados menos meios aéreos para o combate a incêndios florestais. O principal corte deu-se na inexistência de aviões Canadair. Distrito de Bragança manteve os 2 helicópteros de Bornes e Nogueira.

- CHNE apresenta resultados negativos de 15 milhões de euros. Também foi detectada uma bactéria nas canalizações do CHNE. A legionella acabou por matar 2 utentes que se encontravam internados no CHNE.

Positivo: INEM – Programa de DAE no INEM revelou-se fundamental para a colocação de desfibrilhadores nas ambulâncias.
Negativo: CHNE – Má gestão cria buraco orçamental e muitas duvidas futuras para utentes e funcionários deste Centro.

Maio
- Presidente da Província de Leon visita Corpo de Bombeiros de Bragança.

-Obras das vias de comunicação aumentam para o dobro as mortes por acidentes de trabalho.

-Publicada DON para o DECIF 2011 a 11 dias de iniciar a fase Bravo.

-Filho de bombeiro sofre problema grave de saúde. Colegas e população unem-se em peregrinação de fé pelo menino. Ao fim de um mês, e de internamento no hospital de S. João, acaba por recuperar de uma encefalite.

-Helicópteros para fazer evacuações helitransportadas são desviadas para o Estádio Municipal de Bragança, devido às obras do heliporto do hospital de Bragança.

- Bombeiros de Macedo mudam-se para o novo quartel. Várias letras de discórdia se escreveram em jornais e na internet pela demora da construção e contra política da direcção.

- Mais um acidente de tractor, que caiu ao rio Fervença na cidade de Bragança faz dois feridos, acabando um por falecer.

-Bombeiros de Bragança participam na I Feira do Emprego, da Educação e da Solidariedade com um expositor e viaturas.

-Bombeiros de Bragança iniciam Torneio da Função Publica com intuito de manter o 3º lugar.

- Terminou no fim deste mês a escola de 2009/2010 de Estagiários do Corpo de Bombeiros de Bragança. 10 novos voluntários foram promovidos a Bombeiros de 3ª, sobre orientação/formação do 2º Comandante Carlos Martins, Adjt Filomena Veiga, Adjt Paulo Gonçalves e Bomb. 1ª Isaque Baptista.

Positivo: Estagiários promovidos a Bombeiros de 3º. Estes jovens mostraram muito boa capacidade de desenvolvimento no trabalho de bombeiros voluntários.

Negativo: Posição da Equipa dos Bombeiros na Função Publica. Jogadores não conseguiram ir além do 10º lugar, quando se apresentaram com novas contratações.

Junho
- Detectadas grandes falhas ao nível do SIRESP no distrito de Bragança. Muitas zonas sem cobertura ou dificuldades de comunicações. Os principais queixosos foram mesmo as forças de segurança.

-As ambulâncias do INEM passam, quase que obrigatoriamente, a transportar acompanhantes de vitimas, independentemente se a ambulância têm, ou não, lugares para o fazer. O intuito desta medida, segundo o INEM, é a humanização dos cuidados de emergência médica.

-Helicóptero de Bornes inicia funções ao serviço do CDOS com Brigada GIPS.

- Rixa entre grupos rivais causa o pânico no Hospital de Bragança. Varias pessoas envolveram-se em confrontos na rua e depois dentro das instalações do Hospital. PSP, GNR, Guarda Prisional e Bombeiros tiveram de unir esforços para conter ânimos exaltados dos populares.

- Secção Desportiva dos Bombeiros de Macedo organiza o II Encontro de Bombeiros Mergulhadores que decorreu no Azibo. Mais de 120 participantes numa actividade que se revestiu de sucesso.

-Bombeiros de Bragança recebem o tão esperado VFCI. Adquirido através do QREN a viatura pesada de marca Mercedes Atego e encarroçado pela ITURRI é baptizado pelo, na altura Governador Civil, o Eng Jorge Gomes.

-Bombeiros de Bragança asseguram, mais uma vez, com um grande dispositivo, a segurança na Prova Nacional Rampa de Bragança.

Positivo: Secção Desportivo dos Bombeiros de Macedo, por ao longo do ano ter mostrado o trabalho de um ano, e ter conseguido criar melhores condições para o voluntariado que a Direcção da Associação.

Negativo: SIRESP – Para alem das falhas de rede, a distribuição e programação dos rádios não é a melhor, havendo exclusão de opções de funcionalidade para algumas entidades, que acabam por nem usar 80% das possibilidades deste equipamento.
JULHO
-Inicia a fase Charlie, do DECIF 2011. O ano começa com grandes incêndios, consequências da temperaturas altas que se fizeram sentir na primavera. Um atraso nos meios aéreos devido ao licenciamento dos pilotos atrasa posicionamento de meios aéreos em CMA´s até 15 dias.

-Viatura de Combate a incêndios em Aeronaves, adquirida pela CMB á Força Aérea Portuguesa entra ao serviço

-Iniciam as obras da nova central de comunicações do quartel dos Bombeiros de bragança. Ao fim de uma semana a nova central estava operacional.

-Candidato á LBP, Jaime Marta Soares, reuniu em Bragança, no âmbito da sua candidatura, com presidente s e comandantes das Corporações de Bombeiros do Distrito de Bragança.

-Incêndios de grandes proporções assolam sul do distrito de Bragança, estes ficam marcados pela falta de meios aéreos em ATA.

-CBBraganca inicia, com apoio do Corpo de Bombeiros de Bragança, a rubrica Conselhos de Protecção Civil, que passaram regularmente durante 2 meses nas emissões da Radio Brigantia.

-Despiste de mota com 2 menores vitima um ocupante após embate contra um poste, na Av. das Forças Armadas em Bragança.

-Bombeiros de Bragança adquirem carregador de aparelhos respiratórios usados no combate a incêndios urbanos e aparelhos para mergulho, aumentando assim a operacionalidade nos trabalhos de respiração difícil.

Positivo: Direcção dos Bombeiros de Bragança, por arranjar verbas para a nova central dos bombeiros de Bragança, contornando uma lacuna de operacionalidade que já não era actualizada desde os anos 90.

Negativo: ANPC- não conseguiu atempadamente resolver a situação de atraso dos meios aéreos de ATI, e á falta de meios ATA para o distrito de Bragança, comprometendo assim o sucesso atempado do combate a incêndios florestais.

AGOSTO:
-EIP de Bragança completa 2 anos de operacionalidade.

- Discutidos os desvios no IP4, mas só após haver vitimas em acidentes em resultado da má sinalização e construção dos desvios.

-GIPS de Bornes salvam acidentado durante uma patrulha. Através de uma simples manobra para estancar uma hemorragia que um militar executou com a sua t´shirt o mesmo acabou por salvar a vida do homem que sangrava abundantemente.

- Bombeiros de Bragança de fora do concurso do QREN, para aquisição de viaturas de combate a incêndios, em situação de exclusão forçada. Federação de Bombeiros de Bragança contesta pelas Associações de Bombeiros de Bragança, Vinhais, Macedo, Moncorvo e Mirandela, mas praticamente sem resposta (LEIA-SE DESPREZO) por parte da CCDRN.

-Força Aérea Portuguesa assume capacidade para actuar em incêndios florestais para o ano de 2012.

-A serra de Nogueira, uma das mais bonitas de Portugal, o pulmão da cidade de Bragança e também pertencente á Rede Natura 2000 foi alvo do ataque terrorista dos incendiários por 4 vezes. Até hoje não houve identificação de culpados.

-Duas viaturas de combate a incêndios de Macedo e Vila Flor ficaram carbonizadas num incêndio em Carvalho de Egas, não havendo vitimas humanas, mas criando um colapso nestas corporações na intervenção inicial ao incêndios florestais.

-Bombeiros da Torre D. Chama conseguem verbas para aquisição de ambulância de socorro. Não houve apoio por parte do Poder Central ou INEM para ajudar a corporação a melhorar o socorro pré hospitalar naquela AAP.

-INEM cria número único para passagem de dados, para evitar entupimento na entrada das chamadas de socorro.

Positivo: Corporações de Bombeiros que gastam o pouco que têm na qualidade de serviço, neste caso a da Torre D. Chama, por se preocupar mais com a qualidade de socorro à população, e ter adquirido uma ambulância de socorro à custa da Associação.

Negativo: CCDRN pelo desprezo e falta de respeito inqualificável para com os bombeiros transmontanos (e população que estes socorrem) em pretérito dos Bombeiros do distrito do Porto.

Setembro
- Governo e imprensa consideram que a meteorologia salvou as florestas portuguesas em Agosto. Os foguetes foram lançados antes da festa, não se sabendo o que se esperava em Outubro.

- Taxistas queixam-se que os Bombeiros lhes arruinaram o serviço de transporte de doentes. Nesta altura noticiam-se corporações que pediam empréstimos para pagar salários de Bombeiros Motoristas.

-Acidentes com tractores agrícolas continuam a vitimar.

-Governo extingue o maior sorvedouro de dinheiros públicos, a EMA, Empresa de Meios Aéreos.

- O bombeiro do C.B. de Vila Flor, Fernando Maia Aldeia é condecorado com a Medalha de Mérito de Protecção civil e Socorro grau cobre e Distintivo azul.

-Apresentado documento que confirma uma divida de 25 milhões de euros do CHNE.

Também em meados deste mês incêndios começam a fustigar o concelho de Bragança, assim como a zona Norte do Distrito, principalmente durante a noite.

-No fim do mês de Setembro os Bombeiros Voluntários que asseguraram em permanecia as equipas de combate a incêndios pelo DECIF 2011, ficam a arder com pagamentos. Valeu o valor do voluntariado que se sobrepôs aos valores económicos mais apreciados pelas tutelas.

Positivo: Bombeiros Voluntários que sem receberem compensação pelo muito esforço no combate aos incêndios em Setembro, não se deixaram abater e foram ainda com mais força combater os incêndios de Outubro.
Negativo: Governo e Imprensa que consideram a meteorologia o factor determinante para a redução da área ardida em Agosto, mas que não consideraram o esforço e abnegação dos Bombeiros em toda a época.
Outubro
Incêndios em simultâneo batem recordes, chegou a haver nesta fase do DECIF 2011 mais de 400 incêndios por dia em simultâneo, obrigando os governantes a reposicionar ECINS nas corporações depois de terem sido desactivadas.

-Incêndios vorazes continuam a fustigar florestas e ameaçar aldeias. ECIN´s em esforço redobrado são insuficientes e recorre-se sobretudo ao voluntariado.

-CHNE corta nos transportes e horas extra. Enfermeiros sentem-se indignados e avizinham-se despedimentos.

-Bombeiros tomam conhecimento que vão deixar de ser isentos de taxas moderadoras.

- Volta a Portugal de Mota eléctrica passa pelo distrito, várias corporações do distrito apoiaram este projecto, elevando mais uma vez, o nome dos Bombeiros do Distrito de Bragança.

-Reconhecido pelas tutelas que a origem dos grandes incêndios neste mês se deu devido ao alerta tardio. GNR que têm a responsabilidade dos postos de vigia ordenaram o encerramento destes no fim de Setembro e comunica impossibilidade de os activar em Outubro.

- Mais acidentes de tractor a fazer mortes.

-Um militar dos GiPS sofre queimaduras nas pernas, durante o combate a um incêndio em Bragança. Também um bombeiro acabou por ser evacuado de helicóptero devido a doença súbita durante um combate.

-Vários auto-tanques iniciam transporte de agua ao abrigo do plano de contingência para a seca, que se abateu na zona de Bragança. Principal ponto de abastecimento da cidade, barragem das Veiguinhas, já não tinha agua para captação.

- Cai o helicóptero da Meda (H13), que também tinha no seu raio de actuação o sul do distrito de Bragança fazendo apenas ferimentos nos ocupantes.

-Enfermeiros do CHNE vão para a rua manifestar-se contra a gestão do CHNE.

- Comandante Joca, dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros sofre um acidente de trabalho. O seu estado foi considerado muito grave é evacuado para o Hospital de Sto António. Ainda hoje se encontra internado em recuperação. Secção desportiva dos Bombeiros de Macedo realiza caminhada ao Sto Ambrósio, juntando mais 200 amigos e colegas em oração pela recuperação do Joca.

-41º Congresso Nacional da Liga do Bombeiros Portugueses, realizado na Régua, elege Jaime Marta Soares como Presidente do Conselho Executivo da LBP.

Positivo: Jaime Marta Soares encabeça o conselho executivo da LBP, substituindo Duarte Caldeira.
Negativo: Desmobilização das ECIN´s, fecho dos Postos de Vigia e encerramento de CMA´s duplicam área ardida em 2011. Má politica de combate aos incêndios compromete interesse em Governo tratar os incêndios florestais como não sendo catástrofes sazonais.
Novembro
-Bombeiros de Vila Flor regressam ao Quartel depois de obras de beneficiação e ampliação do antigo.

- Ministro da Saúde despreza Bombeiros durante 4 meses. Liga toma atitude de repudio para com o ministro informando que estava esgotado o tempo de espera para conversação á cerca do diploma que regula o transporte de doentes. O Ministro acabou por ceder e marca reunião com a Liga.

-Bombeiros de Bragança realizam simulacro que visa a certificação do Heliporto do Hospital de Bragança, mas a certificação não é emitida e inviabiliza até ao fim do ano a aterragem de helicóptero naquela helipista.

-São conhecidas as alterações ao Código Penal para quem causar incêndios. Penas podem ir até 8 anos de prisão e passa a ser crime o uso de fogo em perímetro florestal.

- 3º Aniversário do Cbbraganca comemorado com numero de sucesso.

-Bombeiros de Carrazeda recebem ABSC, oferta da Symington Family Estates, empresa detentora de mais de um milhão de hectares de vinhas na Região Demarcada do Douro

-ANPC informa facto de Bombeiros deixarem de comunicar saída de ambulâncias, LBP torna publico descontentamento com esta situação.

- Bombeiros de Foz Côa conseguem ambulância do INEM usada, para substituição de ambulância de socorro com mais de 15 anos.

- Governo poderá deixar de apoiar corporações de Bombeiros cuja existência não se justifique, do ponto de vista da Protecção Civil.

Positivo: Medidas actualizadas do Código Penal para quem utilizar fogo indevidamente ou criminosamente atear fogos florestais.
Negativo: Ministro da Saúde desprezou Bombeiros até à última da hora. Consideramo-lo um covarde pelo tempo que fez esperar os Bombeiros para garantir uma forma de sustentação fiável no transporte de doentes. Em Dezembro Ordem dos Médicos ameaçará com greve dos médicos, que pedem um aumento salarial, e imediatamente este reúne com médicos.
Dezembro
-Transferência de competências dos Governos Civis publicadas em Diário da Republica. No que toca a Protecção Civil os CODIS assumem responsabilidades.

-Anunciada duplicação das taxas moderadores a partir de 2012.

-8 de Dezembro é comemorado o dia da Padroeira dos Bombeiros de Bragança.

- CHNE começa a pagar divida aos Bombeiros.

- VETA 01, VTGC04 e VTGC 05 regressam ao quartel com novo carroçamento, aumentando assim a operacionalidade dos Bombeiros de Bragança no transporte de agua e no socorro e resgate em acidentes e situações de grande escala.

- LBP começa a admitir Protesto Publico contra eventual falta de apoios que se avizinha.

- Distrito de Bragança assombrado com hipótese da paragem do Heli 3 do INEM. Poderes políticos unem-se para tentar manter meio aéreo a servir o distrito.

-António Marçoa, que ocupava lugar de vogal do CHNE é nomeado Presidente do ULS de Bragança.

-ARS confirma despedimento de 179 pessoas com contratos de prestação de serviços nos centros de saúde do distrito de Bragança.

-Eleito presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Bragança o presidente da A.H.B.V. de Alfandega da Fé Diamantino Lopes. Nas suas primeiras declarações, o mesmo reclama a colocação de Postos Avançados do INEM nas 12 corporações sedes de concelho do distrito de Bragança.

Positivo: Direcção dos Bombeiros de Bragança e Câmara Municipal de Bragança, como parceiro na Protecção Civil, por investirem no reequipamento das viaturas do Corpo de Bombeiros de Bragança.
Negativo: Bombeiros Fora da Isenção das Taxas Moderadoras. Esta medida poderá ser um principio precipitado para terminar com o voluntariado nos Bombeiros.

3 comentários:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Muito bem constituída esta postagem, os votos de um ano de 2012 cheio de prosperidade para todos vós.
Um forte Abraço
Horta

Patrícia Antão disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de 2011 e que 2012 seja um ano próspero para o CBBragança. Que seja um ano marcado pelo sucesso e evolução...

Anónimo disse...

Parabens ao blog, este post está excelente.

Continuem o bom trabalho de defesa dos bombeiros de Bragança, dos Bombeiros de Trás os Montes e dos bombeiros de Portugal.

Bom 2012.