segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Macedo Diz Que Há “Casos de Polícia” em Corporações de Bombeiros

Ministro da Administração Interna reconhece que algumas dificuldades financeiras dos bombeiros advêm do transporte de doentes, mas outras não.

O ministro da Administração Interna diz que algumas situações de dificuldades financeiras de corporações de bombeiros "são casos de polícia e de tribunal", mas reconheceu que outras decorrem da questão do transporte de doentes.

"Convém fazer bem a separação de cada uma das situações", referiu Miguel Macedo.

Falando em Braga, à margem de uma acção de prevenção rodoviária, Miguel Macedo disse que há situações que decorrem sobretudo da matéria do transporte de doentes, mas lembrou que esta questão "não é nova, não começou há seis meses, vem de trás, porque se introduziu um conjunto de regras que não existiam anteriormente".

Segundo o governante, essas matérias "estão a ser tratadas" pelo Ministério da Saúde. "Mas há outras onde as situações são muito diferentes. Algumas delas, é do conhecimento público, são casos de polícia e de tribunal. Convém separar bem as coisas para as não confundirmos", acrescentou.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu, na quarta-feira, urgência na resolução da questão do transporte em ambulâncias de doentes não urgentes, alertando que os corpos de bombeiros "não aguentam muito mais tempo a quebra de serviço" que têm tido.

Segundo Rodeia Machado, vice-presidente da LBP, em algumas corporações de bombeiros verificou-se uma redução de 30 a 50% no transporte de doentes não urgentes desde o início do ano, criando uma situação "dramática" para muitas das cerca de 400 associações.
Fonte: RR

Sem comentários: