segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Financiamento dos Bombeiros Concluídas Até ao Final do Ano

O Governo está a preparar incentivos para a elaboração de cartas de risco municipais que vão interferir no modelo de financiamento das cooporações de bombeiros em 2013, anunciou hoje o secretário de Estado da Proteção Civil.

"O Governo está a preparar um conjunto de incentivos para a elaboração das cartas de risco municipais e o nosso objetivo é que esse processo possa estar concluído ao longo deste ano", disse à Lusa o secretário de Estado da Proteção Civil, Filipe Lobo D'Avila.

De acordo com o governante, a existência de cartas de risco, "em consonância com os próprios planos de emergência municipais" são essenciais para que o Governo possa avançar com "um novo modelo de financiamento das corporações (de bombeiros) já em 2013".

Filipe Lobo D'Avila falava no final da tomada de posse dos órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), cerimónia a que hoje presidiu, nas Caldas da Rainha.

A tomada de posse ficou marcada pelo envio de "recados" do novo presidente da LBP, Jaime Soares, ao Governo ao qual vai exigir "a imediata criação de comissões permanentes" nos ministérios da Administração Interna e da Saúde, com vista à revisão da legislação em vigor e a revisão do protocolos com o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

A LBP quer ainda ver consagrado o Estatuto Social do Bombeiro e descentralizada a formação, com a ressalva de que a certificação, a nível nacional, seja assegurada sempre pela mesma entidade.

Jaime Soares afirmou-se "pelo diálogo" e pelo "consenso" com o Governo para concretizar os objetivos da liga para o próximo triénio, mas "não a qualquer preço", sublinhou durante o discurso em que teceu várias criticas ao atual sistema de transporte de doentes não urgentes.

"O Ministério da Saúde que não queira fazer de nós (corporações de bombeiros) entidades financiadoras do Serviço Nacional de Saúde", frisou o presidente da liga ao longo do discurso em que várias vezes afirmou não ter "receio de enfrentar" seja quem for sempre que estejam em causa "os interesses dos bombeiros portugueses".
Fonte: Sic notícias

Sem comentários: