segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bombeiros portugueses e espanhóis assinam protocolo

Nordeste Transmontano Bombeiros portugueses e espanhóis assinam protocolo Eliminar barreiras burocráticas no socorro às populações é o objectivo.

As corporações de bombeiros de Bragança, Vimioso e Miranda do Douro assinaram um protocolo de colaboração com o Parque de Bombeiros de Terras de Aliste, em Espanha, com o objectivo de eliminar barreiras burocráticas no socorro às populações, independentemente desse socorro ser requerido de um ou do outro lado da raia.

Se, actualmente, existem já acordos de carácter nacional no que respeita aos incêndios florestais, com este protocolo é estabelecida uma colaboração relativa às outras áreas de intervenção dos bombeiros, como o socorro a acidentados, entre outras.

O acordo permitirá, também, a realização de acções de formação conjunta e a promoção de actividades para melhorar a prestação das corporações em situações de emergência. Nas operações conjuntas o responsável pelo comando será aquele a que diz respeito a área onde os bombeiros estão a actuar. O protocolo tem uma duração indeterminada, cessando perante a comunicação de uma das partes.

Rui Correia, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Bragança, sublinhou a importância deste acordo para criar pontes, envolver recursos humanos e partilhar conhecimentos.

O Presidente da Diputación de Zamora, Fernando Martínez Maillo, sublinhou que este é mais um acordo, dos muitos que têm vindo a ser estabelecidos entre as entidades responsáveis desta zona fronteiriça. “Estamos na vanguarda da cooperação europeia”, sublinhou, acrescentando que esta cooperação já existente poderá, ainda, ser alargada a outras áreas.

Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança, referiu que são iniciativas como esta que permitem estabelecer serviços de proximidade às populações e como menos despesa. Artur Nunes, presidente do município de Miranda do Douro, falou na estreita união entre os povos, que já existe, alargada agora a outros sectores, como o do socorro às populações.
Fonte:MDB
Fotos:CBBraganca

Sem comentários: