terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O que são tempestades geomagnéticas?

Os ciclos solares são fenómenos complexos e ainda mal compreendidos. Contudo, constata-se que o número de pontos negros (sunspots) que aparecem à superfície do Sol atinge um pico de 11 em 11 anos.

Desde a invenção do telescópio - há quatro séculos - que o Homem tem vindo a monitorar estes "sunspots".

Os sunspots dão origem a súbitas descargas de enormes quantidades de energia e, por exemplo, a mais forte destas erupções liberta a mesma quantidade de energia que 40 biliões de bombas atómicas.

Esta energia aquece os gases próximos e gigantescas bolhas de matéria escaldante são cuspidas pelo Sol. Estas massas de protões e electrões – chamadas – nuvens de plasma – podem acabar por atingir a Terra.

Quando se dirigem à Terra...
Uma rajada solar pode viajar à estonteante velocidade de 300 a 1 200 km/s !

Mas são necessários alguns dias para que este vento solar cubra os 150 milhões de km que separam o Sol da Terra. Enquanto que os fotões levam 8 minutos a atingir a Terra, as partículas electricamente carregadas levam 2 a 5 dias para atingirem o nosso planeta. Felizmente, a maioria delas é deflectida pelo campo magnético da Terra.

Contudo, as partículas que penetram a atmosfera geram poderosas correntes eléctricas de intensidade variável. As correntes fluem a uma altitude de cerca de 100 km na ionosfera por alguns minutos, horas ou mesmo dias, criando belos fenómenos chamados aurora boreal (norte) e aurora austral (sul).

Infelizmente, estes belos e coloridos espectáculos não são o único efeito dos ventos solares.

As correntes eléctricas na ionosfera rapidamente alteram a intensidade do campo magnético da Terra, provocando tempestades. Elas também induzem correntes na crosta da Terra que procuram bons condutores, tais como carris ferroviários, pipelines, cabos transoceânicos e linhas eléctricas.

As linhas de transmissão eléctricas são ligadas à Terra pelo neutro dos transformadores e por isso constituem-se como um circuito de mínima resistência.

A forte corrente produzida pelas tempestades magnéticas flui através dos transformadores que não foram desenhados para lidar com este tipo de correntes e, por seu lado, isso causa flutuações de voltagem.

Os equipamentos de protecção tratam essas anormais correntes como um pico de voltagem ou como sobrecargas e, desnecessariamente, desligam os sistemas de transmissão.

Mais informações em: http://zapper.xitizap.com
por:FIRESHELTER52

Sem comentários: