quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ÚLTIMA HORA: Três mortos em acidente na barragem de Foz Tua

EM ACTUALIZAÇÃO
(Imagem de Eduardo Pinto - Jornal de Notícias) - 15:45
Um desprendimento de rochas nas obras da barragem de Foz Tua provocou a morte de três trabalhadores. O acidente ocorreu ao início da tarde desta quinta-feira no lado de Carrazeda de Ansiães.

Os três trabalhadores foram apanhados pelo desprendimento de uma rocha que ocorreu sem que nada o fizesse prever, já que não haviam sido feitos rebentamentos, tanto quanto foi possível apurar na zona.

No local estão vários 20 bombeiros, GNR e INEM e também um helicóptero da Protecção Civil que aterrou na ponte que atravessa a zona a jusante do local do local onde está a ser construído o paredão da barragem.

Devido à permanência da aeronave nesse local, a ponte, que liga Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, mantém-se interrompida.

A comunicação com os bombeiros que se deslocaram ao local do acidente não é para já possível, devido à falta de rede.
Fonte: Jornal de Notícias, 15:20

Por:CIR - Brigantia - 17:20
Três trabalhadores das obras da barragem de Foz Tua morreram hoje soterrados.Um problema com a máquina que estava a fazer aterros fez com que toneladas de terra e pedras caíssem em cima dos operários.

O acidente aconteceu pouco antes das duas da tarde entre os concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães.

Em declarações à RTP, o vice-presidente da câmara de Alijó, Adérito Figueira, explica que “o acidente deu-se por volta das 13H40. Uma máquina estava a fazer desaterros caiu e arrastou algumas toneladas de terra apanhando três vitimas que já está confirmado que são mortais”.

As vítimas, com idades entre os 35 e os 50 anos, eram todas naturais da região. A falta de condições de segurança no local está a dificultar a operações para o resgate dos corpos. “Procedemos ao resgate dos corpos para um ponto de maior segurança, pois dois dos corpos ainda estão numa zona que oferece algum perigo pois há material solto que a qualquer momento pode desabar” refere o comandante distrital de protecção civil de Vila Real.

Carlos Silva salienta que este tipo de acidentes estava previsto nos planos de emergência da obra.“A obra é de grande complexidade e está numa zona muito perigosa. Esta situação estava prevista que pudesse acontecer no planeamento de emergência da obra e que tem sido testado pelos agentes da protecção civil neste local” afirma.

No local estão cerca de 20 bombeiros, GNR e INEM e também um helicóptero da Protecção Civil que aterrou na ponte que atravessa a zona a jusante do local do local onde está a ser construído o paredão da barragem.

A Autoridade para as Condições de Trabalho está já a avaliar as causas deste acidente.
Escrito por Brigantia (CIR)

17:40
EDP accionou o Plano de Emergência e vai abrir um inquérito ao deslizamento de terras que provocou a morte a três trabalhadores nas obras da Barragem de Foz Tua, disse o Administrador.


António Ferreira da Costa disse à Agência Lusa que tudo indica que se tratou de um aluimento natural de terrenos, que acabaram por cair por cima do local onde se procedia aos trabalhos.

Os trabalhadores ficaram soterrados e, segundo o responsável, acabaram por perder a vida na sequência do acidente.

Dois dos operários são da área próxima à construção da barragem e foram contratados pela Mota Engil, enquanto o terceiro, contratado pela Somague, era de fora da região.

António Ferreira da Costa referiu que a Mota Engil disponibilizou psicólogos para acompanharem as famílias das vítimas.

Quanto ao deslizamento de terras, explicou que este ocorreu numa área geologicamente muito frágil e íngreme.

De imediato a EDP accionou o plano de emergência e circunscreveu a área do acidente, que ficará interdita até à realização do inquérito.

A Autoridade para as Condições do Trabalho de Bragança foi chamada ao local.

O acidente ocorreu cerca das 14:00 e no local estão 20 bombeiros, GNR e INEM.
Lusa/SOL

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta barragem é um erro monumemntal, nunca devia ter sido feita.