domingo, 11 de setembro de 2011

Posto de Transformação Assaltado Esta Noite na Serra de Nogueira

Um posto de transformação de energia da EDP, situado na Serra de Nogueira, a 500 metros do alto da serra, foi esta noite assaltado e vandalizado.

A descoberta foi feita ainda durante a noite, quando o posto do SIRESP ficou sem energia. Uma equipa de patrulha da GNR deslocou-se á serra de Nogueira para ver o que se passava e encontrou então o posto, e alguns dos seus constituintes pela estrada fora.

A porta do Posto de transformação foi arrancada com ajuda de um veiculo de tracção, permitindo assim a entrada dos larápios dento do posto. Depois da tentativa de desmontagem do transformador, que não pareceu ter sido eficaz, os larápios ataram o transformador ao veiculo e arrancaram-no da parede para fora do posto. Depois algumas partes, onde se encontravam umas bobines de cobre, foram arrastadas por mais de 400 metros por estrada e caminho, onde depois foi desmontado e abandonado.

O alvo deste roubo terá sido umas bobines de cobre, que pesam cerca de 60 kg, que se encontravam no interior do transformador. O valor estimado desse cobre rondará 500€ no mercado da transformação ilegal, mas o prejuízos rondarão os 10000€.

Há também informação não confirmada, que algumas aldeias dos limítrofes da serra de Nogueira tenham ficado sem energia em alguns pontos durante a noite

Até agora a energia está ser reestabelecida por meio de um gerador de grandes dimensões.

Também foi surpresa para as equipas que estão no Centro de Meios Aéreos da Serra de Nogueira. O Centro de Meios Aéreos esteve sem energia durante a manhã, mas não se sabe se afectou ou não a operacionalidade do meio aéreo, ali estacionado e vocacionado para o ataque inicial no combate a incêndios florestais.

Sem comentários: