sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Época mais crítica de incêncios termina hoje com menos área ardida

A época mais crítica em incêndios florestais termina hoje com uma área ardida inferior à dos últimos dois anos e com 28 pessoas detidas pela Polícia Judiciária suspeitas de causarem fogos.

Durante a fase 'Charlie' de combate a incêndios florestais, que começou a 1 de Julho, estiveram operacionais 9.210 elementos, 2.018 viaturas e 41 meios aéreos, além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Devido às restrições orçamentais, estiveram operacionais menos 15 meios aéreos do que no ano passado.

Dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) indicam que os incêndios florestais consumiram até 15 de Setembro 37.671 hectares, menos 70 por cento do que em igual período de 2010.

Segundo a AFN, a aérea ardida deste ano também é inferior à de 2009, quando arderam, durante o mesmo período, 74.792 hectares.

Também as ocorrências de fogo diminuíram este ano, tendo-se registado 16.020, menos 2.960 do que no mesmo período do ano passado, quando se verificaram 18.980 ocorrências de incêndio.

Os dados da AFN referem, também, que 44 por cento da área ardida até 15 de Setembro foram contabilizados nos distritos de Bragança, Guarda e Braga, com áreas superiores a quatro mil hectares.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), entre 1 de Janeiro e 23 de Setembro dois bombeiros morreram em consequência de incêndios florestais, um deles vítima de um acidente de viação quando se deslocava para um fogo.

No total, 198 bombeiros e 60 civis ficaram feridos no combate aos incêndios durante este ano, adiantam os dados da ANPC.

Por outro lado, de acordo com a Polícia Judiciária (PJ), 28 pessoas foram detidas durante o verão pela prática de crimes de incêndio florestal.

No ano passado, a PJ abriu 742 inquéritos-crime e deteve 50 incendiários.

A partir de sábado e até 31 de Outubro, entrará em vigor a fase 'Delta' de combate a incêndios florestais, sendo o dispositivo composto por cerca de 5.435 elementos e 1.225 veículos.

Os bombeiros vão ter ainda ao dispor, até 15 de Outubro, 17 meios aéreos, menos dois que em igual período do ano passado. A partir do dia 16 de Outubro estarão disponíveis os nove helicópteros da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que serão activados segundo a avaliação do perigo e do risco de incêndio.
Lusa/SOL

Sem comentários: