domingo, 19 de dezembro de 2010

Testemunho: Bombeiros de Miranda do Douro Salvam Uma Vida

É das boas noticias que mais gostamos, não só de Bragança, mas também de todo o distrito. Este é um testemunho que nos apraz muito divulgar. Ontem, dia 18 de Dezembro, uma tripulação dos Bombeiros de Miranda do Douro foram chamados para uma ocorrência de Paragem Cardio-Respiratória e conseguiram reverter. Aqui fica o testemunho de um dos tripulantes:

Porquê vestir uma farda que diz BOMBEIROS?
Porquê deixar a nossa Família e Amigos e passar voluntáriamente o nosso tempo nos BOMBEIROS? Só vivendo é que se percebe!!! Simplesmente porque numa gelada noite de Dezembro somos chamados para um desmaio de um masculino num restaur.ante, mais uma saída ao serviço PEM INEM, chegado ao local deparo-me com uma vítima em Paragem Cardio Respiratória e um civil que por acaso era médico já a fazer massagem cardíaca. Em colaboração com este fazemos então manobras de reanimação durante cerca de 15 minutos, primeiro no local e depois durante o transporte para o SAP de Miranda pois a ajuda diferenciada do INEM está a mais de uma hora de distância (custas de viver no interior profundo).
O tempo corre, uma vida foge-me das mãos, mas sem desistir tento dar uma segunda oportunidade aquele homem.
Ao entrar no SAP confirmo, vítima com batimentos cardíacos e ventilação própria.
Afinal ele não partiu, afinal vai viver mais um Natal junto dos seus familiares.
E EU olho para o meu colega e para aquele civil, que é um médico, e sem dizer qualquer palavra sorrimos com a ideia de missão cumprida e que trabalhando em equipa conseguimos segurar a vida daquele desconhecido.
Aconteceu ontem 18DEZ2010, um dia que não vou esquecer jamais.
Foi sem dúvida A MINHA MELHOR PRENDA DE NATAL ESTE ANO E SEMPRE!!!

O CBBraganca dá os Parabéns a estes elementos.

11 comentários:

Anónimo disse...

não querendo duvidar do bom trabalho de todos, à chegada ao local foi feito VOSP pela equipa do PEM?

LuísRock disse...

parabéns companheiro, sabe sempre bem uma situação destas e faz-nos bem ao ego enquanto Bombeiros!!

Anónimo disse...

foram la vocês pk os meninos da ambulancia do inem ainda tratavam mal o médico e as pessoas que la estavam ants de usarem um DAE... e toda a gente sabe que em miranda do douro os bombeiros dao 40 a zero aos inemicos...
bom trabalho! e parabens

davide costa disse...

Mais um anónimo de 19 de Dezembro de 2010 16:36 que não dá a cara e só sabe criticar. Seja bombeiros ou INEM são todos bons profissionais. Tu deves ser um dos que queria ir para o INEM e não conseguiu agora tenta difamar o INEM. Eu não pertenço nem conto pertencer ao INEM mas sou bombeiro e ainda o sou graças aos meus colegas e a equipa medica do HELI-SAV de Macedo. Quero com isto dizer que foi com a ajuda das duas partes que aqui estou. Parem de ser mesquinhos e olhem-se primeiro ao espelho antes de criticar. Pessoas como tu nem bombeiros deviam ser.

LMV 854 disse...

sr anónimo das 15:58

porquê vir ao blog tentar desvalorizar o que acredito ser um excelente trabalho dos colegas de Miranda??? por acaso leu que quando estes chegaram ao local já estava um MÉDICO a realizar manobras de SBV?
Faça como eu e dê os PARABÉNS a estes camaradas que tiveram a sorte de poder salvar uma vida e dar um pouco de alegria a uma familiar que, graças ao excelente desempenho desta equipa, vai poder passar esta época festiva juntos.

PARABÉNS CAMARADAS!!

cumps
L.M.V. 854

P.S: Caro anonimo, de acordo com as novas guidelines aprovadas pelo European Resuscitation Council este ano, não se efectua VOSP mas sim VOS, so para ver que todos tamos sujeitos ao erro... abraço

Patrícia Antão disse...

Sem palavras... Parabens Mirandeses! :)

Nelson disse...

:) como uma pequena pergunta pode causar tanta revolta! Parabéns pelo excelente trabalho, com VOS ou VOSP havia um médico no local, até podia fazer manobras na vítima consciente (não seria o primeiro) problema dele! O que interesse é que a vítima, pela vistos, está bem....

Amigo LMV já as antigas guidelines diziam que apenas fazia palpação de pulso o médico, tal como estas! o VOSP foi adaptado à nossa realidade, assim como irão ser também as novas guidelines.

Davide espero que estejas totalmente recuperado e bem de saúde. Não tires conclusões antes do tempo, sou bombeiro, sou TAE e estudante de enfermagem, entrei para o INEM na 1º vez que concorri e com algum mérito... a minha pergunta pergunta não pretendia difamar nem criticar ninguém, tal como disse já vi médicos a fazer SBV em pessoas conscientes.

Como todos sabemos a recuperação de pulso e ventilação espontânea numa vítima em PCR sem DAE e sem SAV é muito improvável!

Apenas foi um simples comentários a uma notícia, pelos vistos ficou toda a gente revoltada, só não me identifiquei por lapso.

Peço desculpas pelo mau ambiente criado...

Votos de Bom Natal a toda gente!

Nelson disse...

Davide peço desculpa mas só agora reparei que a tua resposta era para o anónimo das 16:36 ;) contudo fica o meu comentário...

Bom Natal para ti a para a tua família, ao que sei este ano é mais um lá em casa! ;) Abraço

LuísRock disse...

LMV854, não foi só este ano que o ERC determinou o facto de ser fazer o vos... as normas de 2005 foram sempre claras...
o vosp surgiu em Portugal para diferenciar o protocolo de leigos e profissionais de saúde... ;)

Anónimo disse...

estes bombeiros de fim de VERÃo.......que contem a historia como foi realmente..................
ISTO E UMA PALHAÇADA

Anónimo disse...

anonimo de 20 de dezembro 18:29, queria ver se fosses tu numa situaçao destas? ja nao era uma palhaçada ou se fosse um familiar teu continuava a ser uma palhaçada? depois ate beijavas os pes a estes bombeiros, opa manca-te PARABENS BOMBEIROS!