quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ano poderá mudar sem chuva por perto

Os avisos laranja que estavam activos hoje de manhã foram retirados pelo Instituto de Meteorologia (IM), dado que os efeitos da depressão que estava a afectar Portugal continental estão a passar gradualmente, prevendo-se uma entrada em 2011 sem chuva.

«O território continental está sob efeito de uma depressão, cuja influência está a diminuir, assim devendo continuar ao longo do dia de hoje e amanhã [sexta-feira]», explicou a meteorologista Cristina Simões, adiantando que as rajadas de vento que se fizeram sentir durante a madrugada e manhã desceram já para os 70 Km/h, o que representa «um rápido desagravamento» das condições meteorológicas.

Hoje de manhã, cerca das 6h, nove distritos do norte e centro do país estavam sob aviso laranja - o segundo mais grave de uma escala de três - devido à intensidade do vento, com previsões relativas à existência de rajadas na ordem dos 100Km/h.

Este aviso, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado, estava activo até às 23h para os distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Actualmente, parte do país está pintada a amarelo - o aviso menos grave, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas -, com excepção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Coimbra, Portalegre e Évora, que não apresentam qualquer aviso.

Para o centro e sul de Portugal continental, o IM prevê períodos de chuva e aguaceiros, os quais poderão ser por vezes fortes, com a intensidade a diminuir gradualmente.

Ainda segundo a meteorologista Cristina Simões, o país deverá acordar na sexta-feira sem avisos e com algumas abertas.

«A noite da passagem de ano poderá ter alguma chuva fraca, que será muito esporádica. Iniciaremos 2011 com boas abertas», garantiu a meteorologista.
Lusa / SOL

Sem comentários: