sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Memória: serviço de helitransporte do INEM fez 15 anos

Foi no Verão do ano de 1996 que, com o apoio da empresa Opel e um helicóptero Bell 206 L III do operador aéreo OMNI – Aviação e Tecnologia Lda., o INEM colocou em funcionamento um serviço de helicópteros que apoiou os hospitais da zona sul do país nas evacuações aeromédicas para os hospitais centrais de Lisboa. Durante os três meses em que funcionou, este serviço transportou 45 pessoas, na sua maioria politraumatizados e traumatizados crânio-encefálicos. Estatisticamente, foi transportado um doente em cada dois dias.

Em Abril de 1997 foi aberto um concurso público com a finalidade de estender o serviço que já fora ensaiado na zona Sul a todo o país. Foram colocados dois helicópteros Bell 222, nas áreas de Lisboa e Porto. A inauguração deste serviço decorreu no heliporto do Hospital de Portimão com a presença do Primeiro-Ministro e da Ministra da Saúde em funções nessa data, António Guterres e Maria de Belém Roseira, respectivamente.

Actualmente, o INEM tem ao serviço cinco helicópteros que são utilizados para transporte de doentes graves entre unidades de saúde (transporte secundário) ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde (transporte primário), bem como para o transporte de órgãos para transplante. Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida e a tripulação é composta por um médico, um enfermeiro e dois pilotos.

Sem comentários: