sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hoje é Dia de "NÃO" Receber!

Termina hoje a fase Charlie do dispositivo de combate a incêndios. As equipas constituídas maioritariamente por elementos dos quadros activos dos corpos de bombeiros são voluntários. Sendo assim, hoje seria dia de receber o pagamento por mais um mês de trabalho realizado por estes homens.

Como estávamos habituados estes ultimos 10 anos, no final de cada mês, as entidades, desde o SNB, ao SNBPC, e estes últimos anos a ANPC, transferiam para as Associações Humanitárias o devido vencimento, para pagar ás equipas de combate a incêndios. Este ano é diferente.

Segundo a AHBVB, este mês não irá ser pago, na data devida, o vencimento das ECIN´s. Segundo o Comando dos Bombeiros de Bragança, só se poderá contar com o pagamento por volta do dia 10 de Outubro, lamentando a situação. A AHBVB, também não afirma a possibilidade de prosseguir com pagamentos adiantados, dos fundos da corporação, visto a verba para o pagamento do pessoal rondar os 30.000€.

Neste caso, os homens e mulheres a quem lhe foi prometido o pagamento ao final do mês, por serviço que abnegadamente aceitaram, sujeitando-se a condições difíceis, correrem o risco do atraso no vencimento.

Esta era uma situação que já não ocorria há muitos anos. Assim sendo, hoje devia ser dia de S.Receber, como dizem os Xutos e Pontapés, mas para nós é dia de NÃO RECEBER.


O que vale é que o espírito de voluntariado supera grandiosamente o interesse monetário, e todos estes voluntários irão ser profissionais a qualquer hora que possam ser chamados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso é que é falar... Os CODIS já receberam, os reforços dos CDOS já receberam, as empresas de meios aereos ja receberam, os sapadores ja receberam, os eng da afn ja receberam, os gauf´s quase receberam antes de começar e o bombeiro é que se lixa, sendo ele a "engrenagem" da maquina da protecção civil... so tenho pena que a engrenagem nao avarie agora no mes de outubro...