sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gestos que Salvam: a vítima está consciente?


Perante qualquer situação de emergência, o primeiro passo a dar é verificar se existem condições de segurança para si e para a vítima. Antes de se aproximar de alguém que possa estar em risco de vida, assegure-se que não irá correr nenhum perigo (choque eléctrico, exposição a gás, fumo ou tóxicos, derrocadas, acidente de viação ou agressão).

Esta é uma regra básica que nunca deve ser esquecida: o reanimador não deve expor-se a si ou a terceiros a maior risco do que o que corre a própria vítima.

Havendo condições de segurança, aproxime-se e verifique como está a vítima. Fale-lhe. Se estiver consciente, responderá por palavras, gestos ou contacto visual. Pergunte o que se passou, se tem dores ou ferimentos e se for necessário vá pedir ajuda, através do Número Europeu de Emergência - 112, e colabore com os Operadores.

Se não obtiver resposta e se não se tratar de uma vítima de trauma, abane-lhe levemente os ombros, perguntando “Está bem? Sente-se bem?”. Se continuar a não obter resposta, a vítima está inconsciente. Peça ajuda em voz alta (“Preciso de ajuda, tenho aqui uma vítima inconsciente!”) e não a abandone.

1 comentário:

Anónimo disse...

hahahahahaha nem para ele sabe essa fotografia e montagem