sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Opinião @ BPS: Os "Vossos Bombeiros São o V/ Reflexo"

“Num passado, não tão longínquo quanto isso, foi-me diagnosticada por doutos inspectores da ANPC uma “eventual falta de liderança”, isto depois de quinze anos no desempenho de funções de comando num corpo de bombeiros. Fizeram-no, concerteza, em resultado de uma deficiente e incompleta avaliação. Partilho convosco algumas considerações resultantes dessa minha experiência. Considerem-no tão somente um humilde contributo ao desempenho de funções de comando.

Aprimorando a técnica de liderar

Comecem por encarar a realidade. Não se iludam pensando que as coisas vão mudar por si só. Isso poderá conduzi-los a uma armadilha. Analisem o V/ Corpo de Bombeiros de forma imparcial e tenham sempre planos alternativos para quando uma questão sair dos eixos. Isso porque mudar é necessário e inevitável, assim, estejam prontos para encarar isso. Usem as mudanças como oportunidades a V/ favor e preparem o V/ Corpo de Bombeiros também. Antecipem o que virá, seja positivo ou negativo, fazendo os V/ colaboradores directos sair do planeamento e entrar na acção.

Esses pontos bem desenvolvidos poderão fazer o V/ Corpo de Bombeiros estar um passo à frente, mesmo de outras estruturas recém-criadas na área do socorro. Simulem diversas situações vividas em diferentes ocasiões e períodos. Dessa forma, será mais fácil antecipar os acontecimentos e sentir-se-ão mais seguros para agir.

Não se foquem apenas nos números. Essa é uma responsabilidade das Direcções. Eles são essenciais, sim, mas sem exageros. Aos vossos bombeiros, funcionários ou integrantes voluntários, mostrem os valores que norteiam a missão do bombeiro e do Corpo de Bombeiros , para que entendam a instituição e a forma como esta os encoraja e apoia. Um exercício prático será o de procurar dentro do Corpo de Bombeiros exemplos de líderes que cumprem e alinham os seus valores com os da missão a que se propuseram.

“Se você não confiar em si mesmo quem confiará?” Acredito que já ouviram várias frases com esse sentido! Não há dúvidas que ela é muito verdadeira. Então aprimorem as vossas técnicas, renovem os vossos conhecimentos, solicitem treinos e Cursos para melhorar a qualidade do vosso trabalho. Dessa forma, poderão crescer com novas ideias e competências, se sentirem que essa é realmente a V/ vontade. É igualmente válido disponibilizarem-se para ouvir os V/ subordinados quebrando o mito de que todo líder deve ser um ditador.

Não é porque estão na liderança dum Comando que só vocês precisam aprimorar as suas técnicas. Nunca se esqueçam de que vossos bombeiros são o v/ reflexo. Então, treinem-nos, preparem-nos, estimulem e recompensem. Isso ajuda à criação de um clima leve e descontraído no ambiente de trabalho.

O bom líder reconhece que o serviço só vai para frente com a participação das pessoas que trabalham com ele. Pensem grande, estipulem metas ambiciosas e não descriminem as derrotas. Analisem todos os passos e apoiem os V/ bombeiros. O sucesso dum Corpo de Bombeiros depende do desempenho de cada um.”

José Picoto - Setúbal

Copiado de http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2011/08/opiniao-os-vossos-bombeiros-sao-o-v.html

Sem comentários: