sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Emergência: Norte e Regiões Espanholas Vão Gerir Meios

Duas regiões autónomas espanholas e o Norte de Portugal estão a desenvolver um projecto pioneiro que visa a gestão de meios em situações de emergência de forma «recíproca e imediata» entre os dois países, noticia a Lusa.

O projecto Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências (ARIEM 112) envolve, além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, os governos e autoridades de protecção civil e de saúde das regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão.

«Prevê a assistência recíproca, imediata e conjunta entre as três regiões», explicou à Agência Lusa fonte ligada ao processo, após a reunião, realizada esta semana, entre as várias entidades envolvidas.

«Tem como objectivo estabelecer um mecanismo de colaboração entre os serviços de gestão e a mobilização de recursos em caso de emergências nas zonas implicadas, através da implementação de ferramentas comuns, como meios informáticos e de comunicação», acrescentou a fonte.

O ARIEM 112 prevê a sua implementação, em quatro fases, até 2012, num investimento de 400 mil euros, dos quais 300 mil serão comparticipados por fundos comunitários específicos para projectos transfronteiriços.

A primeira fase consistirá na análise dos métodos e modelos de gestão de emergências dos dois lados da fronteira, e vai agora avançar para o terreno, seguindo-se a elaboração de protocolos de actuação e «acordos de ajuda mútua».

«Haverá ainda uma fase de dotação de recursos comuns, formação e simulacros», concluindo com a avaliação de todo o projecto e objectivos.

Além de fixar protocolos de actuação e dotar de meios comuns, o ARIEM 112 «fomentará actividades conjuntas para potenciar o intercâmbio de experiências» e «tratará de minorar as disparidades existentes entre territórios relativamente aos recursos disponíveis nos respectivos serviços de emergência e salvamento», explicou ainda a fonte.

No campo do apoio em situações de emergência o exemplo mais flagrante é o de Valença, onde são já hoje os Bombeiros Voluntários locais a prestaram o primeiro auxílio e socorro à população de Tui e ao Parque Empresarial de Porriño, ambos do lado galego.

«O ARIEM 112 implementará protocolos de actuação permitindo a facilidade de coordenação nas intervenções de emergência para fazer face a situações de risco no âmbito da acção conjunta», concluiu a Fonte: IOL Diário

Sem comentários: