quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Assembleia dos bombeiros chumba venda de antigo quartel de Macedo

Os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo de cavaleiros não autorizam a venda do antigo imóvel com vista à regularização das dívidas da Associação.

Depois de não se ter chegado a um consenso na reunião extraordinária de Junho, a Assembleia voltou a reunir na passada sexta-feira para discutir o mesmo assunto. 27 sócios votaram contra, 10 votaram a favor e 3 abstiveram-se. Um “resultado histórico” nas palavras do próprio presidente da Assembleia mas que não surpreende José Carlos Dias, o presidente da Associação Humanitária.

“Agora vou reunir com a direcção e deliberaremos o caminho a seguir”, frisou.

Recorde-se que os bombeiros de Macedo de Cavaleiros têm uma dívida que ultrapassa os 222 mil euros, dos quais cerca de 200 mil estão relacionados com a construção do novo quartel. Na última reunião os sócios pediram que a direcção tentasse encontrar outras soluções para a situação mas José Carlos Dias argumenta que a venda do imóvel é a melhor solução a curto prazo.

“Contactámos os bancos e negaram-se. Eles estão cheios de casos e querem é vender os que têm. Houve um banco que nos fez uma proposta mas com juros e spread incomportáveis”, revelou.

Esta situação é agravada, segundo o presidente pelo actual modelo de transporte de doentes.

“A grande parte de receita que tínhamos vinha do transporte de doentes, que agora não existe e, por isso, não há dinheiro.”

Quem votou contra a alienação do imóvel foi o próprio comandante dos bombeiros, João Venceslau. Antes de vender o antigo imóvel recorda que este ainda precisa de sofrer várias alterações, facto que impediu que a mudança dos bombeiros para o novo quartel tivesse sido feita mais cedo.

“Votei contra porque mantenho a posição da primeira assembleia. Neste momento não nos é favorável a venda. Basta pensar na situação actual. E sou da opinião, enquanto sócio, que acabará por ter esse fim. Mas ao fazermos uma venda devíamos criar, primeiro, melhores condições no actual. Com a venda daquele iríamos só pagar dívidas anteriores”, sublinhou.

João Venceslau admite que os bombeiros de Macedo estão a passar por uma situação difícil e reforça a ideia de que a união é muito importante para que se possa continuar a garantir o socorro a toda a população.

“Também entendo que, neste caso, a direcção tem um problema grave em mãos, que herdou de outra direcção. Temos de nos unir, porque estamos a falar de socorro a pessoas, que não pode ser posto em causa em momento algum.”

Os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros a manifestarem-se assim, contra a alienação do antigo quartel. As dívidas dos Bombeiros ultrapassam os 222 mil euros e há já fornecedores que ameaçam recorrer aos tribunais.
Escrito por CIR

1 comentário:

Anónimo disse...

NAO DEVEM ESTAR ASSIM TANTO NESSECITADOS,POIS CHEGUEI ONTEM HA NOITE AO BAR DOS BOMBEIROS COM ALGUNS MEUS FAMILIARES E O QUE ME DEPARO COM A PORTA FECHADA,PERGUNTEI A UNS BOMBEIROS QUE CIRCULAVAM PELO EXTERIOR O QUE ME DISSERAM QUE ESTAVA FECHADO POR FALTA DE FUNCIONARIOS,QUE ALGUNS ESTARIAM DE FERIAS.SANTA PACIENCIA NAO SABEM PROGRAMAR AS FERIAS?QUREM GANHAR DINHEIRO NO INVERNO?QUE GESTAO!!!!!!!!!!