quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Liga dos Bombeiros critica Ministério por falta de prevenção nas florestas

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, criticou hoje o Ministério da Agricultura e do Mar pela falta de prevenção nas florestas portuguesas e por não ter acompanhado a última época de incêndios.


«Não é no combate que residem os problemas do setor. (...) O problema está na prevenção da floresta portuguesa», disse Jaime Marta Soares, na cerimónia de avaliação da época de incêndios de 2013, que a Autoridade Nacional de Proteção Civil realizou hoje, em Lisboa.

Dirigindo-se para a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, presente na cerimónia, o presidente da LBP perguntou o que é que tem sido feito nos últimos meses, onde está o cadastro da floresta portuguesa e se a prevenção vai ter mais dinheiro no Orçamento do Estado para 2014.

Jaime Marta Soares justificou as razões de só hoje ter colocado estas questões ao Ministério da Agricultura e do Mar com a ausência, no terreno, de responsáveis pelas florestas, durante a época crítica de incêndios.
«No verão passado - e andei por todo o lado - não encontrei ninguém do Ministério da Agricultura com quem pudesse debater e falar destas questões, nem no acompanhamento dos nossos, que, morrendo pela floresta portuguesa, efetivamente mereciam que alguém responsável pela floresta portuguesa lá estivesse a acompanhar-nos», disse, no seu discurso.

No final da cerimónia, a ministra não prestou declarações aos jornalistas. No seu discurso, porém, Assunção Cristas afirmou que, «nesta matéria, é muito fácil procurar atirar culpas para outro lado, mas essa não é a minha abordagem e perspetiva».
Diário Digital com Lusa

Sem comentários: