sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Proteção ao Frio Intenso

Para nos protegermos do frio intenso por vezes descoramos outros aspectos importantes de segurança, assim quero deixar-vos aqui alguns dos problemas colaterais provocados belas baixas temperaturas. 

Perigos em casa

INTOXICAÇÃO por monóxido de carbono - tenha especial cuidado com aquecimentos a lenha (lareiras, braseiras e salamandras). Para evitar a acumulação deste gás venenoso, que pode ser mortal, abra uma janela para renovação do ar.

INCÊNDIOS - podem ter origem na má utilização de aquecedores eléctricos ou sobrecarga da rede eléctrica devido ao funcionamento simultâneo de vários aparelhos.

- previna-as e redobre a atenção com as crianças e idosos.


QUEIMADURAS 

Quando sair:» 

Evite manter-se ao frio durante muito tempo e lembre-se que as diferenças de temperatura entre a rua e os interiores muito aquecidos desidratam a pele, o que pode causar lesões dolorosas nos lábios, rosto e mãos.

» Para evitar quedas tente não caminhar sobre gelo ou neve.

» Vista várias camadas de roupa, em vez de uma única peça muito quente. Evite as que fazem transpirar e as muito justas.

» Proteja a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, use luvas, chapéu e cachecol.

Opte por calçado apropriado.

» Mantenha-se seco. O corpo arrefece mais rapidamente se estiver molhado ou exposto ao vento.

» Não exerça actividades físicas violentas (como tentar desempanar o carro ou limpar neve). O organismo já está em esforço para manter a temperatura corporal.

Efeitos do frio no organismo

» Com a exposição a temperaturas muito baixas os tecidos podem sofrer queimaduras pelo frio. As áreas mais afectadas são as mãos, pés, nariz e orelhas. Proteja a pele da acção directa do ar frio. 

Sem comentários: