sábado, 13 de agosto de 2011

Incêndios em Bragança

Incêndio de Formil e Incêndio da estrada da Serra de Nogueira em simultâneo.
Foram 6 os incêndios a que os Bombeiros de Bragança acorreram ontem, acabando por empenhar praticamente todo o seu contingente de pessoal.

Apesar de certos incrédulos e insistentes limitados de inteligência duvidarem das informações aqui registadas, passaremos a explicar:

Os Bombeiros de Bragança possuem 4 Equipas de Combate a Incêndios (ECIN), compostas cada uma por 5 operacionais. Totalizando 20 homens para o Combate a Incêndios. Além disso, em termos bem definidos e regulados por protocolo com o Estado e Autarquia, é considerada para o Dispositivo a Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que funciona durante todo o ano. Ainda possuímos mais 1 Equipa de Logística e Apoio ao Combate (ELAC) com 2 operacionais.Sendo assim, os Bombeiros de Bragança possuem 5 equipas (4 ECIN´s e 1 EIP) para combate a incêndios e 1 de apoio.

Incêndio de Rebordainhos já com algumas proporções
No passado dia 12 de Agosto lavrava um incêndio em Mirandela, o qual mobilizou de Bragança 2 ECIN´s e 1 Veiculo de Comando. Pouco passava das 14 horas quando há um alerta de incêndio entre Rebordainhos e Pombares, num complicado para o combate a incêndios. Só nestas duas ocorrências já tinham sido empenhados 4 ECIN´s. Só restava já uma ECIN no quartel, e preparada para sair para Rebordainhos, quando cerca de 15  minutos depois do outro alerta, deflagra o incêndio de Formil. Apesar da falta de equipas, foram mobilizados todos os Bombeiros Voluntários, e imediatamente foram mobilizados 2 ECIN´s e 1 ELAC em primeiro alerta para Formil.

Incêndio de Formil poucos minutos após o alerta

Quando já estes incêndios lavravam com intensidade influenciados por altas temperaturas, humidades relativas do ar de 20% e em Formil, fortemente influenciado por vento forte, deflagra mais um incêndio na estrada da Serra de Nogueira, por cima da aldeia de Nogueira. Mais tarde há mais um alerta de incêndio em Fonte de Transbaceiro. Como se não bastasse, durante a madrugada ainda deflagrou outro incêndio num descampado na área urbana da cidade de Bragança.

Incêndio na estrada da Serra de Nogueira 
Deste modo os Bombeiros de Bragança apoiaram-se em praticamente todo o parque automóvel de combate a incêndios para levar operacionais para os locais de incêndio, e contando com mais de 60 Bombeiros de Bragança para o empenhamento em missões de combate, prevenção e outros serviços.

O incêndio de Rebordainhos foi reforçado com meios de corporações vizinhas, ao final da tarde estaria dominado. O incêndio de Formil também foi reforçado, mas os meios disponíveis no distrito não eram os suficientes. Mesmo assim, valeu pela força e empenho de todos os Bombeiros, e outras forças envolvidas que combatem incêndios, que estiveram a combater este incêndio, sabendo que eram poucos e que mesmo assim o tentaram travar.
Incêndio de Formil ao final do dia 12

4 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente aos incendios de formil e estrada da Serra da Nogueira resta-nos(a nos populaçao das aldeias em questao) agradecer a todas as forças de combate a incendios envolvidas, pois apesar da falta de meios deram tudo por tudo para os conseguir travar.A todos um grande obrigado

Anónimo disse...

60 bombeiros não é bem assim como dizes porque ainda ficaram algumas viacturas florestais no quartel isso quer dizer falta de bombeiros

Anónimo disse...

diga lá quais ficaram?
Nao ficou nenhuma no quartel, iclusive, para alem das florestais todas ainda foram os autotanques urbanos, ficando apenas um auto escada e veiculo de incendios urbanos.

Anónimo disse...

e o desencarceramento tambem ficou