terça-feira, 9 de novembro de 2010

Proposta para cabar com acidentes de tractor mereceu apoio de todos os partidos

Mereceu amplo consenso no parlamento o projecto de resolução apresentado pelo deputado comunista Agostinho Lopes, que deverá agora ser aprovado enquanto Recomendação ao Governo.
O objectivo é acabar com as mortes em acidentes de tractor.

"Todos os partidos manifestaram sensibilidade e acordo. Há alguma correcção de pormenor, sobretudo para dar maior liberdade ao Governo. Terá aprovação unânime", assegura Agostinho Lopes.
Em causa estão algumas propostas que passam pela sensibilização dos agricultores para os perigos na utilização das máquinas, seja através de campanhas publicitárias na televisão, rádios e jornais, seja nas paróquias e junto dos médicos de família. Para além disso, Agostinho Lopes gostaria de ver retomadas acções de formação dos condutores de tractores agrícolas e de envolver o ministério da agricultura e da saúde e as associações de agricultores no processo.

Até pela idade avançada da maioria das vítimas.

"Quando começámos a ver a idade das vítimas, está a 95 por cento entre os 60 e os oitenta e cerca de metade desses é de gente com 80 anos. Bragança é claramente uma região em que esse problema está localizado. Precisaríamos de concentrar alguns concelhos com o Ministério da Saúde e desenvolver campanhas mais específicas."

Mas Agostinho Lopes garante que o seu objectivo não passa por aumentar a fiscalização e as penalizações aos agricultores.

"Primeiro, não temos forças de segurança que cheguem. essa é uma impossibilidade. Depois, pensamos que tudo o que ultrapasse uma intervenção pedagógica, sensibilizadora dos agricultores e das famíllias... por exemplo, um outro problema é o dos desastres com os miúdos que acompanham os pais ou os avós. Depois dos idosos, as vítimas são miúdos de sete ou oito anos."

A votação deverá decorrer nas próximas semanas.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: