segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Alunos da Emídio Garcia na urgência com sintomas de intoxicação alimentar

Suspeitas de uma intoxicação alimentar na Escola Secundária Emídio Garcia, levaram dezena e meia de alunos à urgência do Hospital de Bragança na passada sexta-feira à noite.

Vómitos e diarreias eram os sintomas mais frequentes entre os alunos, sendo que todos eles almoçaram na cantina da escola na quinta-feira.

“Eu almocei na cantina. Comi puré e carne estufada com molho” conta Carlos Choupina”. Já Charlotte Bradley que também almoçou na cantina, quinta-feira, diz que começou “a ter dores de barriga ao início da tarde de sexta-feira e ao final é que comecei a vomitar e não conseguia parar”. O mesmo aconteceu a Alberto Costa. “Tinha dores de barriga, diarreia e vómitos e à noite tive de vir para a urgência porque não me aguentava” acrescentando que “todos os que estão aqui comeram ao meu lado na cantina”.

A direcção da escola estranha que os sintomas só tenham surgido um dia depois, o que a leva a afastar o cenário de intoxicação alimentar, considerando tratar-se antes de uma virose.

Mas o chefe de equipa de urgência na noite de sexta-feira, aponta a intoxicação alimentar como o cenário mais provável.

“Pelo menos é essa a pista porque se vêm todos com os mesmo sintomas provavelmente terá sido uma intoxicação alimentar” afirma Paulo Silva, e “sendo todos do mesmo estabelecimento escolar o foco terá sido lá”.

Pelo menos três alunos ficaram internados nessa noite para observações, mas entretanto já tiveram alta.

O director da Escola Secundária Emídio Garcia aguarda os resultados das análises feitas aos alunos, para avançar com averiguações na cantina da escola. “Estou à espera que me diga, se for esse o caso, para eu poder tomar as medidas correctas, porque isto pode ser uma situação vírica, mas só os resultados das análises é que o podem dizer” refere Eduardo Fernandes.

Ao que conseguimos apurar, durante a semana passada deram entrada na urgência várias crianças de outras escolas da cidade de Bragança, apresentando os mesmos sintomas, mas só na sexta-feira é que se verificou um maior número de episódios sendo que todos eram alunos da Emídio Garcia.
Escrito por Brigantia
Foto: PFerro

Sem comentários: