terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governador civil desdramatiza problemas e convida gente do litoral a apreciar a paisagem

O governador civil de Bragança, Jorge Gomes, desdramatizou hoje os eventuais transtornos causados pela neve, convidando as pessoas do litoral a aproveitarem o feriado para apreciarem a beleza natural desta região.

"Vamos ter as estradas transitáveis", disse o governador que é simultaneamente o responsável máximo pela Protecção Civil no distrito.
A neve está a cair em todo o Nordeste Transmontano e já obrigou ao corte da estrada nacional 315, justamente na zona onde se encontra um dos equipamentos turísticos mais procurados da região, o Hotel SPA de Alfândega da Fé

Jorge Gomes explicou que estes cortes "são feitos para que o limpa neves possa fazer o seu trabalho à vontade, o que é incompatível com o tráfego automóvel".

No entanto, questionado pela Lusa, Jorge Gomes não soube precisar quanto tempo demorará a ser restabelecida a circulação, porque continua a nevar intensamente no local.

"Ocorrerá logo que estejam reunidas as condições de segurança", disse.

O governador civil afirmou ainda que o dispositivo para a neve está a postos em todo o Distrito, nomeadamente no IP4, a estrada que liga Bragança ao litoral.

Por essa razão, afiançou que, "mesmo que seja necessário fechar temporariamente alguma via para limpeza, "as estradas estarão transitáveis".

"Se esta noite cair um grande nevão, convidamos as pessoas do litoral a aproveitarem o feriado (1º de Dezembro) e a virem apreciar a beleza das nossas paisagens e a gastar algum dinheiro na nossa terra", disse.

Relativamente aos habitantes do Nordeste Transmontano, afirmou que a situação vai sendo avaliada.

"Se "amanhã (terça feira) não houver condições de segurança, serão tomadas as decisões adequadas", disse, nomeadamente em relação ao funcionamento das escolas e transporte de alunos.
Fonte: HFI/Lusa BP

Sem comentários: