sábado, 6 de novembro de 2010

Estudantes do IPB querem melhores condições de iluminação na zona do atropelamento

O atropelamento de uma estudante do Instituto Politécnico de Bragança, quarta-feira à noite, fez soar as campainhas de alarme entre os estudantes. A jovem de 24 anos continua internada num hospital do Porto em estado de coma mas a Associação Académica já reuniu com o presidente da câmara para pedir mais iluminação para o local.

"Iluminar mais aquela zona ou, pelo menos, cortar parte da ramificação daquelas árvores. A zona tem iluminação, o problema é que as árvores não deixam a luz passar. E as pessoas têm de andar a passar de passeio para passeio por causa das obras, mesmo no meio de curvas, o que é inadmissível."

Rui Sousa, presidente da associação académica, diz até que já tinha havido alguns sustos antes deste atropelamento.

"Há coisa de três semanas os caloiros iam a passar em grupo. A sorte é que iam de t-shirt branca, mas o carro ainda teve de fazer uma travagem. Por azar, neste caso a aluna ia trajada, o traje é preto e o condutor diz que não viu ninguém."

Mas o presidente da câmara de Bragança sublinha que as passadeiras estão devidamente sinalizadas e iluminadas.

"As passadeiras estão sinbalizadas, há redutores de velocidade e a iluminação das passadeiras é suficiente, pelo que não podemos relacionar isso como o acidente."

No entanto, admite que as árvores ao longo do passeio, entre os locais de atravessamento da estrada, possam vir a ser podadas. "admito que possa ocorrer mas não necessariamente para melhorar as condições de travessia da via, que ocorrem nas passadeiras e aí, as condições de segurança são suficientes."

A Associação Académica ficou satisfeita com as promessas da autarquia e reconhece que as passadeiras estão bem sinalizadas.
Escrito por Brigantia
Foto:PFerro

4 comentários:

Anónimo disse...

entao a estudante nao tinha morrido????

Anónimo disse...

Se fosse a filha do presidente da câmara acho que até construíam uma passagem superior! Mas como não foi...

jorge disse...

iluminada??? nao se vê nada akela zona precisa de iluminação a sério

Anónimo disse...

A iluminação não é desculpa nenhuma para o o sucedido, só nos lembramos de Sta. Barbara quando há tempestade.
Foi preciso morrer uma jovem para que alguém se queixasse da falta de iluminação no local. Então antes? A iluminação era mesma e ninguém se tinha dito nada, ninguém se tinha reunido com o presidente da Câmara Municipal, estariam a espera que acabassem a iluminação da ciclovia? E que tal por uns sinais luminosos de passadeiras (como estão em frente aos BVB) ou umas lombas mais elevadas.