quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Alerta Meteorológico Não-Oficial

A situação sinóptica nos próximos dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta de informação.

Meus amigos, estaremos preparados para o que aí poderá vir, espero uma Vaga de Frio, devido a um bloqueio na Gronelândia, forçando o fluxo Polar seco a mergulhar para Sul. Sim, parece que as condições estão todas reunidas, finalmente o frio e a possibilidade de neve, caso exista precipitação acima dos 600m nas regiões do Norte e Centro, descendo para o fim/transição do mês a cotas 400m, ao passo que nas regiões Sul rondará os 900 a 700m.

Nesta fase de Quarto Minguante, poderemos ter ocorrência de chuva, em regime de aguaceiros, que serão de neve em muitos locais Norte e Centro entre os 800 e os 500m, vento moderado e gelado de Nordeste, com descida acentuadas nas temperaturas em especial a Norte do Tejo a partir da madrugada de 6ª (26).
De assinalar, a depressão a W da Madeira e que poderá provocar uma situação severa com chuvas intensas  e elevando  risco para a segurança individual e colectiva. Lembro que durante 5/6 dias pelo menos, as temperaturas situar-se-ão abaixo da média 5/6ºC, sobretudo acima dos 600/700m, ou nos locais abrigados no caso de existir ausência de nebulosidade. Portanto, uma semana propícia para situações de risco, desde rodoviárias, sobreaquecimentos, asfixiamentos, gripes/constipações e outras afecções virais e aumento da factura da electricidade.

Resumindo,   Instabilidade Invernal (afinal o Inverno climático começa dia 01 de Dezembro), com Frio matinal mais branco para o fim do mês…

Sem comentários: