sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Continente sob alerta devido ao frio e Madeira devido à chuva

As baixas temperaturas colocaram hoje seis distritos do norte e centro sob aviso amarelo, que está também ativo no arquipélago da Madeira devido à chuva, vento forte e agitação marítima, tem prevista para o sul do país.

Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda e Leiria são os distritos em que se verifica a persistência de valores relativamente baixos das temperaturas mínimas, situação que está na origem do aviso amarelo, o menos grave e que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas mínimas irão hoje atingir valores negativos nestes distritos, com Braga e Leiria a registarem -1 graus Celsius, Vila Real -2º, Guarda -3º e Bragança -5º.

Às 07:00, o IM registava -2,9º em Bragança e -2,4º nas Penhas Douradas.

As previsões meteorológicas para hoje, nas regiões norte e centro do país, são de tempo frio, céu pouco nublado ou limpo, com a nebulosidade a aumentar gradualmente por nuvens altas na região nortenha. O vento será fraco a moderado (inferior a 25 km/h), predominando de leste, e soprando temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas.

Na região sul, o céu apresentar-se-á muito nublado, com o vento a soprar fraco a moderado (inferior a 25 km/h) de nordeste, rodando para leste e tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) no Algarve, local onde se esperam períodos de chuva a partir da manhã, a qual se estenderá ao Baixo Alentejo, podendo ser por vezes forte a partir da tarde e existindo condições favoráveis à ocorrências de trovoadas.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 1,5 a 2,5 metros e com a temperatura da água do mar a rondar os 15º a 17º. Na costa sul, com o aviso amarelo ativo devido à agitação marítima, as ondas serão de sudoeste com um a 1,5 metros, passando a ondas de sueste com 1,5 a dois metros e com a água a registar 17º a 18º de temperatura.

Segundo o "site" oficial da Marinha portuguesa, a barra de Vila do Conde encontra-se encerrada a toda a navegação.

Por outro lado, o arquipélago da Madeira está igualmente sob aviso amarelo e assim deverá permanecer até sábado, devido à continuação de chuva e vento forte, assim como agitação marítima.

Assim, as previsões do IM para as ilhas da Madeira e do Porto Santo são de céu geralmente muito nublado, com ocorrência de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento será moderado a forte (25 a 40 km/h) de oeste, tornando-se forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

Quanto ao estado do mar, na costa norte, as ondas serão de noroeste com dois a três metros, aumentando depois para os três a quatro metros de altura, enquanto que na costa sul, as ondas de sudoeste terão 1,5 a 2,5 metros, que diminuirão para um ou dois metros.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 13º no Porto, 14º em Lisboa, 15º em Faro, 19º em Ponta Delgada e 22º no Funchal.
Lusa/SOL

Sem comentários: