segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bombeiros.pt Promove 1ª Conferência "Os Bombeiros e as Novas Tecnologias"

O portal bombeiros.pt realizou ontem, em Gouveia, a primeira Conferência Nacional sob o tema "Os bombeiros e as novas tecnologias".


O encontro destinou-se a ”promover o debate sobre a ajuda das novas tecnologias no apoio ao trabalho dos bombeiros”, disse à Lusa Sérgio Cipriano, administrador do portal bombeiros.pt.

A conferência reuniu “pela primeira vez” as principais empresas nacionais que produzem software e tecnologia destinadas aos corpos de bombeiros e à protecção civil, afirmou aquele responsável.

Sérgio Cipriano destacou a empresa IFFTHEN que apresentou “um dos softwares mais inovadores” que permite localizar em tempo real todas as viaturas que se encontram num cenário de catástrofe ou incêndio.

A empresa ENERBUILD apresentou uma solução de backup para os centros de comando operacional que permite deslocar toda a informação para um outro local, mantendo a operacionalidade e podendo funcionar com energias alternativas.

Para Sérgio Cipriano, esta tecnologia pode ser “muito útil em caso de terramoto ou catástrofe natural que inviabilize as operações no único centro de comando nacional em Carnaxide”, podendo transferir o comando das operações para um local mais seguro e “fazê-lo funcionar sem recorrer às fontes de energia tradicionais”.

A I Conferência Nacional promovida pelo portal bombeiros.pt, trouxe a Gouveia representantes de corpos de bombeiros profissionais e voluntários de vários pontos do país “com o intuito de alertar as entidades responsáveis para as novas tecnologias disponíveis”, adiantou o administrador do portal.

O portal bombeiros.pt é uma associação composta por membros de todo o país e segundo a organização “é o maior projecto internauta de bombeiros em Portugal”.

O bombeiros.pt custou cerca de 15 mil euros e sobrevive em regime de voluntariado, sendo sustentado pela cotização dos associados.

Quanto á conferência, esta iniciou-se pelas 14.30. O primeiro orador, Eng Luís Mário Ribeiro, do CEIF e da ADAI, evocou as necessidades de uma constante utilização de meios de apoio á decisão a utilizar no combate aos incêndios florestais, bem como na prevenção dos mesmos. Mostrou várias ferramentas para o apoio á decisão, muitas delas dispostas on-line.
No que refere ás tecnologias integradas para Bombeiros e Protecção Civil, a empresa IFTHEN apresentou as suas novas aplicações informáticas para diferentes serviços. Nuno Breda apresentou os novos programas IFPROTEC, GPSPHONETRACK, IFFIRE Mobile e IFMB, todos estes programas muitos completos.
A empresa DecimalFire apresentou o seu software sobre a necessidade urgente de criar um moderno conceito de gestão para Bombeiros. Com o intuito de conter custos para as associações de bombeiros, denota a preocupação com a contabilidade dos seus clientes, oferecendo um software muito capaz.

A RPG, uma empresa espanhola no sector audiovisual, apresentou varias soluções para a criação de salas de comando e controlo, utilizando materiais de alta qualidade e muita versatilidade, sobretudo para grandes salas de controlo e comando. Na area do audiovisual a disponibilização de diversos meios é um forte desta empresa, que já tem salas de controlo montadas e Portugal, e sempre assegurando assistência técnica continua.
A empresa Quartel 21 também apresentou os seus produtos por Luís Madeira. A principal componente informática desta empresa são sistemas de Intranet dedicados á gestãi interna dos Corpos de Bombeiros, vindo as aplicações disponibilizadas por Luís Madeira a colmatar as falhas dos programas utilizados nos Corpos de Bombeiros. A possibilidade de fáceis acessos aos programas bem como a grande disponibilidade de serviços que podem ser utilizados nesta aplicação. Também é o responsável pelos painéis informativos internos utilizados já em alguns quartéis.
A empresa Enerbuild, representada por Miguel Marques e Luís Baptista apresentou uma solução de backup para os centros de comando operacional que permite deslocar toda a informação para um outro local, mantendo a operacionalidade e podendo funcionar com energias alternativas. A especificidade desta empresa refere-se á utilização da tecnologia de "MicroLed´s" que proporcionam uma grande poupança de energia.
Para finalizar, uma das grandes empresas neste sector, a Empresa Jacinto, representada por Jacinto de Oliveira, apresentou dois produtos. Uma nova ferramenta hidráulica de Resgate e Desencarceramento alimentado por bateria, ou seja, tratar-se-a a um equipamento semelhante a um breberquim a bateria, que dispõe de varias ferramentas de corte, para expansão, escoramento e outras utilizadades. Outro produto apresentado foram os novos painéis tacteais de operações de veículos de incêndios. Estas paineis, utilizando os sistemas CTD, utilizam cabos de comunicação CAM, que transmitem dados entre chassi, painel interior e o painel digital. 

Sem comentários: