terça-feira, 25 de junho de 2013

Protecção Civil acciona alerta amarelo devido ao risco de incêndio florestal

 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou hoje em alerta amarelo em todos os distritos de Portugal Continental, devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco.

Num comunicado, a Proteção Civil adianta que o alerta amarelo foi acionado às 14:00 de hoje e prolonga-se até às 23:59 de quarta-feira.

Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi acionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.

O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, refere a nota da ANPC.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias temperaturas acima dos 35 graus nas regiões do centro e sul e os valores da humanidade não vão ultrapassar os 35 por cento em todo o país, sendo inferiores a 20 por cento no interior.

O IPMA prevê ainda que as temperaturas mínimas sejam elevadas e o vento possa soprar forte nas terras altas.

A ANPC recorda que é proibido realizar queimadas ou fogueiras e lançar foguetes, assim como fazer lume ou fumar em espaços florestais e vias que os circundem.

A Proteção Civil sublinha também que é necessária a adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio, como a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda ainda à adoção de medidas de autoproteção por parte dos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratórias.
fonte:NAM

Sem comentários: