terça-feira, 25 de junho de 2013

Bombeiros de Bragança Efetuaram Treino Operacional

Duas equipas de Bombeiros de Bragança efectuaram no passado dia 22 de junho, um treino operacional de combate a incêndios florestais.

O local onde se realizaram os treinos foi na freguesia de Aveleda. Durante todo o dia os bombeiros simularam práticas de manobras comuns no combate aos incêndios florestais.

Durante a manha duas equipas uniram-se para trabalhar com ferramentas manuais. Foi aberta na vegetação uma faixa de contenção. Esta faixa visa a retirada de combustível vegetal de forma a criar uma barreira à progressão do incêndio sem utilizar água. Foram ainda treinados procedimentos de segurança que envolvem o trabalho com material sapador. A organização de grupo e as várias tarefas a desempenhar foram realizadas por todos os elementos. Estas técnicas visam uma boa preparação física, para o bom e eficaz desempenho no combate aos incêndios.

Da parte da tarde foram demonstradas as técnicas de utilização e segurança no trabalho com moto-serras, e simulou-se um incêndios florestal. A simulação decorreu como se de um incêndio real se tratasse, avaliando e ajustando as manobras realizadas no decurso de um incêndio. Além disso foi ainda testada a segurança a bens e protecção pessoal em caso de a equipa ficar cercada pelo fogo.

Como parte do treino decorreu com elementos estagiários, no decurso do módulo de formação de combate a incêndios florestais, fez-se uma visita ao CMA de Nogueira, onde os bombeiros ficaram a perceber como funciona um Centro de Meios Aéreos. O operador de CMA foi quem deu a explicação, tendo abordado os temas de ativação e comunicação com o meio aéreo. Como o CMA de Nogueira é da responsabilidade operacional do GIPS da GNR, pelo PIPS de Nogueira, apresentou os meios disponíveis e conduziu a visita ao helicóptero, tendo sido realizada pelos restantes elementos da brigada um demonstração de actuação na abordagem ao meio aéreo. O piloto, Cmdt António Rosa Rodrigues, explicou-nos os procedimentos de segurança e mostrou-nos o meio aéreo.

Desde já deixamos um agradecimento ao Gabinete Técnico Florestal de Câmara Municipal de Bragança, ao operador de CMA Gil Angélico, Chefe de Brigada GIPS guarda Rui Batista e ao Piloto Cmdt António Rosa Rodrigues pelo profissionalismo e simpatia com que nos receberam e tornaram o treino operacional um sucesso.









Sem comentários: