terça-feira, 18 de junho de 2013

Ambulâncias Novas Paradas por Falta de Pagamento Do Estado

Ao todo são 200 os veículos novos que estão parados há mais de um ano por falta da comparticipação de 80% da verba do Estado ao abrigo do QREN (Quadro de Referência e Estratégia Nacional). A crise e a falta de financiamento estão a deixar dezenas de corporações perto da ruptura e a levar os bombeiros a emigrar.

Por falta da comparticipação de 80% da verba do Estado, ao abrigo do QREN (Quadro de Referência e Estratégia Nacional), existem 200 ambulâncias novas que não são usadas. O processo ainda não foi desbloqueado, mas o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, diz não entender se se trata de “burocracia ou incompetência” a demora por parte do Ministério da Administração Interna na resolução desta questão.

“Fazem-se concursos, encomendam-se as viaturas, elas já estão feitas e, agora, não há dinheiro para pagar aos empresários”, lamenta Jaime Marta Soares, que salienta que a situação dura há mais de um ano.

A estes 200 veículos parados que, por não serem usados, dificultam os meios para socorrer os utentes não urgentes, juntam-se problemas nas corporações, cada vez mais precárias financeiramente.

De braço dado com a crise, a falta de financiamento, deixa 50% das corporações, 200 no total, com dificuldades na tesouraria ou mesmo em colapso financeiro. Algumas já se viram obrigadas a recorrer a despedimentos e à venda de equipamentos, e muitos bombeiros voluntários já abandonaram o País.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com

Sem comentários: