quinta-feira, 13 de junho de 2013

PREVISÃO VERÃO 2013

Com o começo do Verão Climático a 01 de Junho de 2013, já era tempo de enviar a previsão para o Verão 2013, que devido a contratempos lancei mais tarde do que habitual.

Continente
Quanto à previsão para o nosso território espero um Verão tendencialmente Ameno e Húmido, ou seja, com grande variabilidade atmosférica com a possibilidade de fluxos de Noroeste de tempos a tempos, trovoada devido a uma ou outra Depressão de Origem Térmica, claro com uma ou outra situação mais quente, todavia, será efémera. Mas não deixará de ser um Verão agradável e não o temeroso e absurdo pior verão dos últimos 200 anos      

Resumindo um espero um Verão na média ou ligeiramente abaixo da média no que toca ás temperaturas (-0.5 a -1ºC) e acima da média (>50%) no que toca à precipitação mais por culpa de Julho do que propriamente Agosto, embora neste mês arriscamos a um clima quase tropical na metade Sul do Território (o Algarve e Alentejo serão os grandes beneficiados), não por causa do calor do calor em excesso, mas sim antes  pela irregularidade nos períodos semanais em termos de fluxos húmidos mas, sem grande anomalias positivas nas temperaturas. 

Europa
Para a Europa, espero várias ondas de calor, onde a região mais afectada será a Europa Central e Meridional, ao passo que a europa Ocidental poderá ter o Verão mais atípico dos últimos 10 anos, quando comparado com as normais climatológicas dos países dessa região do velho Continente. 
No que se refere à precipitação, sou da opinião que existe potencial para tempestades severas na Europa Central, tais como aquelas que afectaram em 2002 e 2004, ao passo que as áreas a SE e Rússia serão afectadas pela seca.



Junho
Talvez o mês com menos variabilidade atmosférica, claro que terá os seus períodos de instabilidade como na Lua nova, mas depois seremos recompensados na altura das festas dos diferente padroeiros, excepto no S. Pedro, porque a mudança ocorrerá no S. João, mais a norte é claro…

Temperatura
Na média (+/- 0,5ºC), um mês misto

Precipitação
Poderá existir a possibilidade de ficar ou ligeiramente acima da média (+25%), 


Julho
Será provavelmente o mês mais antagónico e com maior variabilidade climática, com subidas e descidas de temperatura e humidades inesperadas, prevendo só para a segunda metade uma semaninha de calor a bem dizer…
Temperatura
Espero abaixo da média ao nível das temperaturas ( -1ºC a -1,5ºC).

Precipitação
Aguardo uma tendência para precipitação muito acima da média ( 50 a 75%)


Agosto
Existe grande probabilidade de ser um mês húmido, principalmente na 1ª metade do mês, com eventual precipitação acima da média (25%) mas, mais de origem convectiva e sem grandes variações, fazendo lembrar um clima tropical para a metade Sul do país
Temperatura

Perto da média ou ligeiramente acima (entre +0,1ºC e +0,5ºC) na maior parte do mês, com excepção para o Fim do mesmo, 

Precipitação

Potencial para ser acima da média em 25 a 50%, existirão períodos de grande convectividade associada a depressões térmicas, principalmente na 1ª quinzena, e depois um atlântico activo até ao meio da 4ª semana. 


Nota:
Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.
Parâmetros Previsões Sazonais
Temperatura
Muito Acima da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 2Cº da media 1961-90.

Acima da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja superior em 1Cº a 2Cº da media 1961-90.

Perto da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja compreendida entre 1ºC Acima ou 1ºC Abaixo d media 1961-90.

Abaixo da Média – Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 1Cº a 2Cº da media 1961-90.

Muito Abaixo da Média - Temperatura Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior em 2Cº à media 1961-90.

Precipitação
Muito Acima da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja +50% em relação à media.

Acima da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja  +25% a +50% em relação à media.


Perto da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25% a +25% em relação à media.

Abaixo da Média – Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja entre -25%  a -50% em relação à media.

Muito Abaixo da Média - Precipitação em Portugal Continental (TPC) é esperada que seja inferior -50% em relação à media.

Bem haja.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-20013

Sem comentários: