terça-feira, 18 de junho de 2013

Bombeiros de Bragança Em Observação de LivEx da UME

Uma equipa do Corpo de Bombeiros de Bragança deslocou-se, por convite da UME, á região de Lugo, na província galega, em observação ao exercício real que o Batalhão de Intervenção em Emergências nº5 de Leon, da Unidade Militar de Emergências Espanhola, esteve a realizar ao longo de uma semana.

Este exercício compreendia o combate aos incêndios florestais, com deslocação real de meios, actuação real de todas as valências desta unidade, assim como um grande numero de exercícios que eram injectados no tempo, como se de uma situação muito real se tratasse. 

No dia da visita dos Bombeiros de Bragança, 4 de junho de 2013, os exercícios envolviam mais de 150 operacionais no combate a um incêndio florestal, com cerca 70 meios terrestres. Nesta simulação os militares foram activados para a zona do sinistro tendo montado acampamento num quartel militar a funcionar em regime de reserva. Montado o Posto de Comando Operacional, varias equipas foram criadas para acorrer aos diferentes cenários simulados. Foi usado fogo real em alguns dias, e também os métodos de combate que foram simulados, foram desenvolvidos com a maior aproximação á realidade. 

A logística está toda no terreno e é assegurada na totalidade por equipas da UME, desde as refeições á prestação dos cuidados de saúde básicos, e até avançados se necessários, são assegurados no terreno.

A equipa de observação dos Bombeiros de Bragança era constituída por 4 elementos, sendo estes o Comandante deste Corpo de Bombeiros e 3 elementos da EIP e GIPE.

Aproveitamos desde já para agradecer e referir o acolhimento extremamente amistoso com que fomos recebidos pelos oficiais da UME. Desde os batedores que nos vieram receber na auto-estrada, até ao almoço que nos foi servido, esta equipa sentiu-se com se em casa estivesse.

Para poder ver todas as fotos visite o Facebook de Bombeiros Bragança:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.400487623400999.1073741842.362803607169401&type=3









Sem comentários: