quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Chuva e vento forte a partir do final da tarde

Dezassete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de chuva e vento forte a partir do final do dia de hoje, agravando-se na sexta-feira, disse a meteorologista Maria João Frada.
Em declarações hoje à agência Lusa, a meteorologista adiantou que o Instituto de Meteorologia (IM) colocou nove distritos de Portugal Continental sob aviso laranja e oito a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte que são provocados por uma massa de ar tropical.
“Para hoje já estamos a prever céu geralmente muito nublado com ocorrência de precipitação fraca que vai intensificar-se gradualmente no Minho e Douro Litoral para o final do dia. A intensificação da chuva será devido a uma massa de ar tropical e vai começar a afectar todo o território do continente a partir do final do dia de hoje (…)”, adiantou à Lusa a meteorologista.
De acordo com Maria João Frada, a massa de ar vai estender-se gradualmente ao restante território com “bastante dinâmica associada”, prevendo-se precipitação forte para o final do dia.
Na sexta-feira, a previsão aponta para um agravamento do estado do tempo com precipitação forte acompanhada de vento com rajadas, que podem atingir os 110 km/hora nas terras altas do interior centro, prevendo-se queda de neve nas zonas acima dos 1.500 metros.
“Amanhã [sexta-feira], a precipitação vai caracterizar-se pela persistência, principalmente, nas regiões do norte e centro. A chuva vai ser persistente e forte, havendo uma diminuição para o final do dia das quantidades de precipitação e uma melhoria gradual nas regiões do norte do litoral do Cabo Mondego”, disse, acrescentando que devido à massa de ar quente vai haver uma subida das temperaturas mínimas e máximas.
“O cenário vai desagravar gradualmente a partir do final da tarde de amanhã [sexta-feira], embora na região sul comece a haver um agravamento começando com períodos de chuva com pouca intensidade e que poderá ser forte no final do dia no Alentejo acompanhada de vento”, contou.
Sob aviso laranja - o segundo mais grave da escala de quatro avisos do IM e chama a atenção para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado" – estão os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Braga, Aveiro, Viseu Castelo Branco e Guarda.
Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo que implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Sob aviso amarelo – que vai vigorar entre hoje e segunda-feira -está também o arquipélago dos Açores devido à previsão de forte agitação marítima com ondas que podem chegar aos sete metros.
Por isso, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, em comunicado que sejam tomadas medidas de precaução, particularmente aos pescadores para que redobrem os cuidados na faina diária.
Lusa/SOL

Sem comentários: