sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fábula: Bombeiros!

Como Gostamos muito de Fábula aqui vai mais uma; Era uma vez um Ze Bombeiro que vivia, na sua casa, no meio da Floresta. Todos os dias, durante as tardes, limpava-a, tratava-a e, sobretudo, mimava a floresta com todo o carinho do mundo, até que....uma bela manha, aguçado pela preguiça, deixou-se dormir....quando acordou tinha a floresta em chamas e a sua casa estava em Perigo! Chamou por ajuda e os meios possíveis e imaginários vieram em seu auxilio. Quando o combate terminou e olhou em sua volta, nao pode deixar de chorar. Os seus colegas e amigos bombeiros entao Perguntaram: Porque choras se tu e a tua casa estao a salvo? Entao o Ze Respondeu: De que me serve ter uma casa no meio da floresta...se a floresta já nao existe...de que me serve ser Bombeiro...se...Nada resta para salvar...

É a historia dos nossos dias, Caros amigos e companheiros Bombeiros. Durante mais de 600 anos, desde Agosto de 1395 mais precisamente, fomos criados com o intuito de defender e promover o auxilio em situações de catástrofe. Tarefa que, quase sempre desempenhamos com espírito de sacrifício, de coragem e amor ao próximo. Contra todas as adversidades lutamos pelos nossos direitos e fazendo impor os nossos valores mais nobres, como o voluntariado. O dar sem esperar receber nada em troca. No entanto, nos últimos anos, fomos como o Ze da Floresta, deixamo-nos dormir, caindo no sono da burocracia e confiando no mito da ajuda divina ( Estado) sem qualquer sacrifício pela nossa parte. Basta estar quietinho, calmo e tranquilo, que todos os anos o pai estado no dá um presente. Somos cúmplices do sistema.

Esta letargia, amigos, tem que acabar! Temos de despertar! Pela primeira vez na nossa historia, temos ao nosso dispor, os meios humanos, tecnológicos e mecânicos, para salvar um Povo. Podemos vir a ser um exemplo para o Mundo e, heróis para Portugal. Só depende de nós. Se Tivermos coragem para lutar por aqueles que são o resultado da nossa criação e meio de subsistência do nosso funcionamento.

Estamos a esquecer que, O Povo somos todos nós. Somos nós que estamos a ser vitimas do sistema em que vivemos! Nao podemos deixar que nos ludibriem com números e com promessas Vãs. Hoje, somos necessários para o funcionamento do sistema, mas amanha, podem deixar de contar com os 450 Corpos de bombeiros Voluntários do País. Para que isso nao aconteça, temos que estar do lado de quem nos protege, de quem nos auxilia, de quem esta ao nosso lado quando chegamos a casa...dos nossos pais, filhos e avós...Em resumo; O País precisa de socorro e é urgente intervir.

Mais que bombeiros de um País, de um distrito, de uma localidade, somos...Bombeiros de Portugal!

Nao somos Anonymous! Nao dependemos de ninguém, nao temos Lobbys, nem sindicatos. Só defendemos uma causa; Salvar Vidas! Vida por Vida!!

Vamos deixar queimar a Floresta?

por:
Nuno of Carqueijeiro
Esperando o toque
(fotoClaire Chêne, Wildfire, 1995 acrylic on wood panels)

Sem comentários: