quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Faltam enfermeiros na ULS do Nordeste

Há falta de enfermeiros na Unidade Local de Saúde do Nordeste. A constatação é do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, que está em Bragança, para uma visita institucional a esta unidade de saúde.
 
Germano Couto diz mesmo que os cidadãos não estão a ter acesso aos cuidados necessários, e apesar dos esforços do Conselho de Administração da ULS, há uma carência na promoção da saúde. “Nós estamos neste momento com uma dotação de 4,6 enfermeiros por mil habitantes, quando o rácio nacional é de 6,1 e já esse é muito inferior ao desejável, porque em comparação à União Europeia é de 8,7 por mil habitantes”, acrescenta.
 
Em vista está já a realização de uma reunião entre Bastonário, o Conselho de Administração da ULS do Nordeste e o Ministro da Saúde, para debater questões ligadas ao financiamento e às dotações de enfermeiros.
 

ULS confirma a falta de enfermeiros

 
A directora de Enfermagem da Unidade Local de Saúde do Nordeste confirma que há falta de enfermeiros nos centros de saúde e nos hospitais do distrito.
 
A carência de profissionais no Nordeste Transmontano foi denunciada, ontem, pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, que visitou as unidades de saúde da região.
 
No entanto, Ângela Prior garante que o Conselho de Administração quer contratar mais profissionais, mas diz que falta financiamento.
 
A ULS Nordeste está a alargar os horários dos enfermeiros para garantir o funcionamento de todos os serviços.
 
Segundo a directora de Enfermagem da ULS esta foi uma das soluções encontradas para colmatar a falta de profissionais.
 
Mesmo assim, Ângela Prior admite que é necessário fazer mais contratações. “Para que haja mais enfermeiros é necessário que sejam aprovadas as propostas que nós apresentamos de contratos de mais enfermeiros”, acrescentou. “Mas para isso é necessário que haja mais cabimento orçamental. Tudo isto se prende com financiamento”, concluiu a responsável.
 
Declarações proferidas, ontem, durante a visita institucional do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros à ULS Nordeste.
 
Germano Couto diz mesmo que os cidadãos não estão a ter acesso aos cuidados de saúde a que têm direito, apesar dos esforços do Conselho de Administração da ULS. “Nós estamos com uma dotação de 4.6 enfermeiros por mil habitantes, quando o rácio nacional é de 6.1 e já esse é muito inferior ao desejável. Comparativamente ao da união europeia que é de 8.7 por mil habitantes”, revelou.
 
Está já prevista a realização de uma reunião entre o Bastonário, o Conselho de Administração da ULS Nordeste e o Ministro da Saúde, para debater questões ligadas ao financiamento e às dotações de enfermeiros.
 
A ULS Nordeste tem, actualmente, 619 enfermeiros, para servir um distrito com cerca de 136 mil habitantes.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: