domingo, 9 de dezembro de 2012

Bombeiros de Bragança Resgatam Cão Preso em Conduta Pluvial

Os Bombeiros de Bragança fizeram o resgate de um cão que ficou preso numa conduta de águas pluviais, entre as aldeias de Valverde e Paredes, ontem 08 de Dezembro, no mesmo dia em que foram celebradas as comemorações do dia da Padreira dos Bombeiros de Bragança, N.Sra da Conceição.
 
O alerta foi dado para a central dos Bombeiros de Bragança pelas 23h00, em que o contactante, por exclusão de partes, se lembrou de tentar contactar os Bombeiros para ver se podiam ajudar.
 
No local, um cão de caça com porte mediano, teria entrado na conduta que vazamento de águas pluviais da estrada municipal que liga Valverde a Paredes, perseguindo um coelho já quase ao final da tarde, mas a estrutura das manilhas era tão apertado que o mesmo não conseguia virar para trás. A conduta com mais de 3km de extensão, fez com que o animal ficasse retido a cerca de 500 metros da aldeia de Paredes.
 
O dono do animal, começou, sozinho, a escavar na valeta, orientando-se ouvindo o latir do animal, e tentava furar os cerca de 50-70cm de solo que soterravam as manilhas, mas o esforço era inglório. O animal, acabava por fugir ao barulho e obrigava a mudanças de local.
 
Ao final do dia, pelas 23h00, já levados pelo cansaço e pelo frio, o dono do cão já não acreditava que fosse fácil resgatar o seu animal de estimação e fiel companheiro, que também era o seu melhor cão de caça. Ainda tentaram na aldeia de Paredes ajuda de populares mas ninguém se demonstrou com vontade de levar os equipamentos necessários. Ao fim, uma condutora que passou no local e também levada pela gosto aos canideos, pediu ajuda aos Bombeiros.
 
Dois bombeiros foram ao local, levando um veiculo de equipamento técnico, utilizado em acidentes e salvamentos, e avaliaram a situação. O animal já mal se ouvia, e era difícil perceber onde realmente se encontrava num espaço de 10 metros. Continuando a escavar no ultimo buraco que o dono do cão tinha começado, e alcançando a profundidade suficiente de modo a destapar a manilha, foi possível fazer um buraco, na tentativa de utilizar um telemóvel com câmara fotográfica para tentar ver o animal, mas com o pequeno rasgo na manilha efectuado, o focinho do animal apareceu. Isto acabaria por tornar mais difícil o resgate, pois o animal estaria exactamente no local onde era preciso utilizar as ferramentas hidráulicas.
 
Após algumas medidas de precaução para não magoar o animal, procedeu-se à utilização de um expansor hidráulico, criando uma abertura suficientemente grande para que o animal pudesse sair da manilha e evitando queda de pedras, era exactamente meia noite. Assim que o dono o chamou, o Rocky, saiu envergonhado e apressado da estrutura que o reteve ao longo de algumas horas. Um dos bombeiros era Fábio Oliveira ,voluntário que se encontrava de serviço voluntário no piquete do 2º Cmdt, e que integrava a tripulação de socorro, com formação superior em Enfermagem Veterinária avaliou o animal e hidratou-o. O resgate foi concluído com êxito!
 
O dono de Rocky, ficou agradecido e a cara de felicidade era partilhada pelos restantes presentes. O Rocky pôde assim ver-se livre da aflição provocada por uma perseguição ao coelho. A GNR de Bragança também esteve no local para tomar conta da ocorrência.

3 comentários:

drelshik disse...

pobrezito ... um bem haja a quem se preocupa com os nossos amigos de 4 patas ...

Bakony disse...

Parabéns muito bom!! Ainda bem que ainda existem pessoas prestáveis como vós. Bem haja a todos e boas festas... :)

Anónimo disse...

parabens a todos, ao cão, ao dono ke nao o abandou, e aos bombeiros que o socorreram :)