sábado, 22 de dezembro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- Especial Natal 2012 -

Meus Amigos, os dias que antecedem o Natal 2012, será de Inverno a Norte e mais suave a Sul, com possibilidade de ocorrência de neve acima dos 1200/1300m e/ou quem sabe uma cota mais baixa.
Quanto à previsão do estado do tempo, na fase de Lua Cheia, existirá uma grande variabilidade nas condições atmosféricas, desde Sol, passando pela chuva intensa a Norte do Tejo e neve nas terras altas, para depois mais um par de dias limpos, onde espero acumulações de precipitação interessantes, acompanhadas por algum vento e descida das temperaturas, em especial no interior entre os dias 23 e 26 de Dezembro.
De assinalar no período, acumulações de precipitações que poderão originar inundações em inúmeros locais. Depois uma descida das temperaturas a partir de 23 de Dezembro, com a probabilidade de neve até dia 26 nas terras acima dos 1200/1300m. Esta situação deve-se à associação de um sistema frontal frio de Noroeste.
Depois alguns dias de transição com Sol entre nuvens e nova carga desta feita mais provável que seja Invernosa para junto do fim do ano.
Resumindo, Chuva, Frio e Vento para o Norte e Centro, sobretudo na véspera, para depois vir alguma frescura aguaceiros e depois o Sol nesta semana da família, onde deve de existir harmonia e generosidade de pensamento, lembrando sempre aqueles que nada têm e possuem um sorriso nos lábios…
 A TODOS UM BOM NATAL CHEIO DE SAÚDE!       
 
Bem haja,
Assim iremos ter:

Dia 22 – SábadoPrevê-se de um modo geral períodos de céu pouco nublado em todo o território, no entanto poderão persistir nevoeiros ou neblinas no litoral a Norte.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas mínimas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC   11 a 17ºC
Vento moderado de Norte(20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)
 
Dia 23 – Domingo
Prevê-se de um modo geral períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, apresentar-se-á muito nublado a partir da tarde, em especial a Sul do Mondego, onde existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva para a noite.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
10 a 16ºC   12 a 18ºC
Vento moderado de Sul (20 a 30 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)
 
Dia 24 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo geral de céu nublado em todo o território, em especial, no litoral Oeste a Norte do Sistema Montejunto/Estrela, onde existe a possibilidade de períodos de chuva, por vezes intensa, até ao fim da manhã, passando a um regime de aguaceiros. Espera-se ainda, uma descida acentuada das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 13ºC   08 a 15ºC
Vento forte de Sudoeste (45 a 60 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)
 
Dia 25 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo geral céu muito nublado em todo o território, sobretudo nas regiões do Litoral Oeste, onde existe a possibilidade de aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1200m a partir da tarde para o Interior Norte.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 12ºC   07 a 14ºC
Vento moderado dês Noroeste (25 a 35 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)
 
Dia 26 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo geral períodos de céu nublado, sobretudo nas regiões do Litoral Oeste a Norte do Tejo, onde existe a possibilidade de aguaceiros fracos, e que poderão ser de neve acima dos 1200m no Nordeste do território. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 11ºC   06 a 16ºC
Vento moderado de Noroeste (25 a 35 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)


Dia 27 – 5ª Feira


Prevê-se de um modo geral céu pouco nublado em todo o território, embora poderão persistir nevoeiros ou neblinas matinais no litoral Oeste a Norte do Mondego ao longo do dia provocando mesmo algum chuvisco.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 1ºC   10 a 17ºC
Vento moderado de Noroeste (25 a 35 km/h, soprando com rajadas 60km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)
 
Dia 28 – 6ª feira
Prevê-se de um modo geral períodos de céu muito nublado em todo o território, sobretudo nas regiões a Norte em especial a Norte do sistema Montejunto-Estrela. Espera-se ainda uma descida das temperaturas máximas.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC   10 a 15ºC
Vento forte Sudoeste(40 a 55 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)


Dia 29 – Sábado

Prevê-se de um modo em geral períodos de céu muito nublado em todo o território, sobretudo nas regiões a Norte onde existe a possibilidade de períodos de chuva, em especial a Norte do sistema Montejunto-Estrela.
TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 11ºC   07 a 14ºC
Vento forte Sudeste(40 a 55 km/h, soprando com rajadas 80km/h, no Litoral Oeste e nas Terras Altas)
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: