terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cerimónia em Honra de N. Sra da Conceição - 8 dezembro 2012

Realizaram-se no passado dia 08 de dezembro de 2012, no quartel dos Bombeiros de Bragança as cerimonias em honra da padroeira dos Bombeiros de Bragança, N.Sra da Conceição. O frio e o nevoeiro não foram obstáculo para os bombeiros, amigos, representantes de entidades e familiares que acorrerem em grande némro ao quartel para presenciar tão nobre acto de reconhecimento à padroeira dos Bombeiros.
 

As cerimónias tiveram inicio pelas 10h00, com a formatura, sobre o comando do Adjunto de Comando Paulo Gonçalves, a receber as entidades convidadas. A apresentação esteve a cargo do 2º Cmdt Carlos Martins.
 
 

A formatura prestou continência à Bandeira Nacional e entoou o Hino Nacional.
 

Após estas formalidades foram impostas as divisas de estagiários aos elementos que iniciaram o Curso te Instrução Inicial de Bombeiro. A denominada escola de estagiários recebeu as divisas dos seus convidados, que foram entre bombeiros, familiares e amigos.


 
Também alguns elementos da Direção da AHBVB foram agraciados com medalhas de Assiduidade.


Foram agraciados com a medalha de Assiduidade Grau Cobre, por terem prestado bom e efectivo serviço neste C.B. durante 5 anos os seguintes bombeiros:
- Sónia Cova;
- Carlota Pires;
- Andreia Miranda;
- Carla Martins.


Foram agraciados com a medalha de Assiduidade Grau Prata, por terem prestado bom e efectivo serviço ao longo de 10 anos os seguintes bombeiros:
- Sónia Sanches;
- Sónia Afonso;
- Daniel Nascimento;
- Paulo Baptista.



Foram agraciados com a medalha de Assiduidade Grau Ouro, por ter prestado bom e efectivo serviço ao longo de 20 anos o bombeiro:
- Viriato Vidal.
Um dos pontos mais importantes desta cerimónia foi quando o bombeiro, com a categoria hierárquica de Chefe, António Neto Carneiro Leal recebeu o Crachá de Ouro nos termos do nº 4 do artigo 6º do regulamento de distinções honorificas da Liga dos Bombeiros Portugueses. Foi agraciado com este Crachá, porque ao longo de 35 anos de serviço, praticou serviços relevantes e de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos Bombeiros, denotando sempre um exemplar comportamento e uma total disponibilidade, para bem servir, transmitindo muito do seu saber e experiência às gerações mais novas que integram esta instituição. Foi responsabilidade de imposição desta distinção honorifica o Conselho Executivo da LBP e foi convidado para representar o Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Cmdt Álvaro Ribeiro, que por sua vez convidou o Exmo. Sr. Presidente Jorge Nunes para o acto de imposição do Crachá.
 
Seguidamente usaram da palavra o Sr. Cmdt Álvaro Ribeiro, o presidente da AHBVB Dr Rui Correia e a terminar o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bragança Eng. Jorge Nunes.


 Também foi prestada homenagem os bombeiros desta corporação já falecidos, tendo-se depositado uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro.


 
A formatura rumou à igreja da Sé, onde foi presidida a missa pelo Exmo. Sr Bispo de Bragança-Miranda,  José Cordeiro e pelo padre Sobrinho capelão desta corporação.

As cerimónias terminaram com o tradicional desfile motorizado pelas ruas da cidade de Bragança. 
 
Fotos gentilmente cedidas por Sandra Canteiro - Gabinete de Comunicação da CMB.

Sem comentários: