quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Termina a fase Delta de combate aos fogos

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina esta quarta-feira, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos na sexta-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade, segundo a Diretiva Operacional Nacional.

Mais de cinco mil operacionais e mil veículos estiveram operacionais na fase Delta, que decorreu entre 1 e 31 de outubro, além dos nove helicópteros da Empresa de Meio Aéreos (EMA).

De acordo com a Diretiva Operacional Nacional (DON), nos primeiros quinze dias da fase Delta estiveram no terreno 22 meios aéreos.

Na sexta-feira entra em vigor a fase Echo, que se prolonga até 31 de dezembro.

Segundo a DON, integram a fase Echo «as forças de empenhamento permanente e dois helicópteros permanentes».

Os agentes no terreno para os próximos dois meses são os meios disponíveis nos corpos dos bombeiros, além dos elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e da Força Especial de Bombeiros Canarinhos.

A DON estabelece que os meios aéreos podem ser reforçados até um máximo de sete, e as forças terrestres até ao máximo indicado para a fase Delta (5.363 elementos e 1.289 veículos).

A diretiva operacional adianta que a «avaliação do perigo e do risco determinará o nível de empenhamento dos meios».

A área ardida mais do que duplicou este ano em relação ao mesmo período de 2011, tendo os 20.501 incêndios florestais consumido 104.125 hectares, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O relatório do ICNF indica que, entre 01 de janeiro e 30 de setembro, foram registadas 20.501 ocorrências de fogo, 4.254 das quais foram incêndios florestais e 16.247 fogachos, que resultaram em 104.125 hectares de área ardida, entre 47.534 hectares de povoamentos e 56.591 hectares de matos.

Sem comentários: