sábado, 27 de outubro de 2012

A Cruz Branca e a Sua “ Training Tower”

Começou por uma imagem, depois veio o sonho e entretanto tornou-se realidade.

É uma estrutura metálica para suportar as linhas elétricas de muito alta tensão, implantada na Parada do novo Quartel nas Flores, construída com todas as orientações técnicas, desde os maciços em cimento armado aos para-raios.

Como se conclui, a sua finalidade não é propriamente para o suporte de linhas elétricas, mas para uma função nobre que é preparar homens e mulheres que se dedicam a operações de socorro. À sua estrutura inicial acrescentaram-se outras peças metálicas, como suportes para trepar pela torre, varandas, passadiços, uma escada com guarda-costas, um tubo em suspensão e, também, um poço com manilhas. Permite simular vários cenários e efetuar diversos exercícios. A sua estrutura proporciona alterações a todo o momento, criando novas situações/cenários.

É este o fim que queremos dar a esta estrutura metálica em altura que irá preparar os Bombeiros da Cruz Branca e outros para o combate aos incêndios urbanos e industriais, salvamento em altura e em estruturas, como também em espaços confinados suspensos ou subterrâneos.


Vai designar-se, “ Training Tower” pois é com treino que se aprende e que se testam os procedimentos para que a nossa intervenção no socorro tenha êxito.

Ainda não demos a obra por concluída, pelo facto de faltarem meios para fechar o nosso projeto de ideias, talvez nunca se dê por concluída, visto as potencialidades da estrutura metálica serem tantas que incentivam a imaginação a fabricar soluções intermináveis.

Fonte: B.V. Cruz Branca

Sem comentários: