sábado, 27 de outubro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- Estado do tempo até 04 de Novembro 2012 - AVISO NÃO OFICIAL - Chuva Forte e Trovoadas nas Ilhas, para depois o continente afectar

Na próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente), iremos assistir a uma variabilidade no padrão atmosférico para um Outono a sério e diferente dos últimos anos como indicado na previsão de Outono 2012, apesar de o Domingo convidar a sair de casa.
Assim, a continuação de fluxos de Oeste poderá afectar severamente os arquipélagos dos Açores e da Madeira, onde neste último poderão surgir problemas com a precipitação a partir do FDS, neste caso Domingo, aqui portanto, um risco elevado de inundações dadas as características orográficas e de ocupação dos solos da Madeira (dia 28, 30 e 31). Depois, a partir da véspera do dia de “Todos os Santos”, afectará também o continente com chuva por vezes forte, trovoadas humidade e alguma trovoada poderá acompanhar-nos até ao final desta fase Lunar.
De assinalar, as oscilações das temperaturas com grandes amplitudes térmicas, a variabilidade atmosférica (desde a possibilidade de geadas no FDS, passando por trovoadas e aguaceiros Intensos, e humidade elevada.
Resumindo, tempo verdadeiramente Outonal neste período.
NOTA: A hora de Inverno entrará em vigor na próxima madrugada dia 28, atrasando-se 1h ao relógio.
 
“Dos Santos ao Natal é um salto de pardal;”
Assim iremos ter:
 Dia 27 – SábadoPrevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente nublado e onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos ao início da noite no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 12ºC 1 a 19ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 28 - Domingo

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, embora possa ficar temporariamente nublado por nuvens altas, em especial no litoral a Sul do Tejo.
Espera-se ainda uma acentuada descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento fraco de Leste(<20 font="font" h="h" km="km">

Dia 29 – 2ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos, para o Algarve durante a manhã e ao início da noite no Minho e Douro Litoral.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento fraco variável(<20 h="h" km="km" strong="strong">
Dia 30 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo e Algarve.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento moderado Sudeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 31 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas por todo o território, em especial a nas regiões Centro e Sul e que poderão ser localmente intensos. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)09 a 16ºC 16 a 21ºC
Vento moderado Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste e Terras Altas)

Dia 01 – 5ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 16ºC 16 a 22ºCVento Moderado Sudoeste (20 a 30 km\h)
Dia 02 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas máximas e descida nas mínimas a Norte
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 17ºC 10 a 24ºCVento fraco Variável (20 a 30 km\h)


Dia 03 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, além da possibilidade de outros fenómenos atmosféricos associados,em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Centro e Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 15ºC 16 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h a partir da tarde)


Dia 04 - Domingo

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas e que poderão ser localmente intensos, além da possibilidade de outros fenómenos atmosféricos associados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC 15 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: