segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Protecção Civil. Ex-comandante Gil Martins vai a julgamento acusado de peculato e falsificação

O ex-comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) Gil Martins vai a julgamento, acusado dos crimes de peculato e falsificação de documento, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

Segundo o portal da PGDL, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa "pronunciou o ex-comandante da ANPC, confirmando integralmente o teor da acusação do Ministério Público contra o mesmo deduzida em fevereiro".

Gil Martins é acusado dos crimes de peculato e de falsificação de documento. Em fevereiro, numa nota enviada à agência Lusa, o ex-comandante reclamou estar inocente, alegando que a acusação "enferma de erros".

De acordo com o Ministério Público, os indícios apontam para que, entre 2007 e 2009, tenham sido transferidas para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Barcarenense verbas superiores às necessárias que ficavam afetas à ANPC e que, face à ausência de controlo assim obtida, eram utilizadas em proveito pessoal e de outros.

O arguido foi suspenso do exercício de funções públicas ou em entidades que impliquem a gestão discricionária de dinheiros públicos, tendo sido deduzido um pedido de indemnização civil de cerca de 116.000 euros.

Hoje, o jornal Público noticiou que Gil Martins foi contratado pela Gebalis, empresa municipal que gere os bairros sociais de Lisboa, para dar, nomeadamente, formação na prevenção de fogos.

Em declarações ao diário, o presidente da Gebalis, Luís Natal Marques, afirmou ter feito "um excelente ato de gestão", dado o "currículo inexcedível" do ex-comandante da Proteção Civil.
Fonte: iInformação

Sem comentários: