segunda-feira, 1 de outubro de 2012

“Prevenção é essencial”

O distrito de Vila Real foi, neste Verão, um dos que sofreram menos incêndios e que tiveram, também, menos área consumida pelas chamas.

Para tal facto, terão sido essenciais o apoio e o trabalho desenvolvidos pela GNR nos exercícios de prevenção, na vigilância e, finalmente, no combate aos fogos. Através de uma simulação, a Guarda mostrou, esta semana, como é que os seus mais variados postos actuaram na luta contra os incêndios. "O trabalho da GNR de Vila Real decorre durante o ano todo.

Temos acções de sensibilização, assim como campanhas de prevenção e ainda uma forte vigilância. Para nós, a prevenção e a vigilância são fundamentais", afirma o capitão da GNR, Eduardo Lima. De essencial importância são as dezenas de postos de vigia, espalhados pelo distrito, que ajudam a ter conhecimento, rápida e eficazmente, das localizações dos focos de incêndios, permitindo assim que a acção das corporações de bombeiros se torne rápida e mais directa.

A GNR conta também com vastos recursos de patrulhamento e investigação. "Só durante este ano conseguimos identificar 132 pessoas suspeitas de atearem fogos, sete delas foram detidas. Podemos ver que nos locais onde fazemos mais identificações passa a haver cada vez menos fogos", explicou também Eduardo Lima.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: