sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nevoeiro e gelo suspendem ligação aérea a Bragança

A neve ainda não visitou, neste Inverno, o Nordeste Transmontano, mas um gelado manto branco cobre a zona de Bragança, há vários dias, devido a um denso nevoeiro que está afectar a ligação aérea com Lisboa.

Desde o final de segunda-feira que o avião não consegue aterrar em Bragança devido à falta de visibilidade e ao "nevoeiro fechado", que tem reduzido a carreira aérea à ligação Lisboa/Vila Real, segundo disse à Agência Lusa fonte do aeródromo municipal de Bragança.

A mesma fonte adiantou que, "hoje, por volta das 07.00 horas, registava-se sete graus negativos" na zona do aeródromo, enquanto que na cidade a mínima registada pelo Centro Distrital de Operações e Socorro foi de 4,5 graus negativos.

As baixas temperaturas são habituais nesta época, no Nordeste Transmontano, com arrefecimentos nocturnos bruscos a que se seguem dias limpos de sol, que ajudam a derreter o gelo.

Nos últimos dias, porém, o sol não tem aparecido, nem tem havido vento para dissipar o nevoeiro o que faz com que, associado às temperaturas negativas, se proporcione a formação do "manto" branco de gelo.

Para minimizar as consequências na circulação automóvel e de peões, a protecção civil municipal de Bragança tem espalhado sal nos pontos críticos da cidade.

"Hoje a situação estava pior e espalhámos também sal nos passeios e na zona mais comercial da cidade", adiantou o vereador responsável pelo pelouro na câmara de Bragança, Rui Caseiro.

Apesar das condições adversas, o responsável autárquico garantiu que não têm ocorrido acidentes e que "nota-se uma maior precaução por parte das pessoas, que circulam mais devagar, devido à fraca visibilidade e ao gelo".

O distrito de Bragança era, esta quinta-feira, o único do país sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, justamente devido à persistência de nevoeiro.

A situação tenderá a melhorar, mas só no domingo é que o nevoeiro deverá dissipar-se completamente, de acordo com as previsões da meteorologista Ilda Novo, do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fonte:JN

2 comentários:

Anónimo disse...

O que aconteceu ao Mercedes cedido pela FAP para operar no aeródromo de Bragança ?

Anónimo disse...

Trás-os-Montes não pode ficar sem avião.

Pelo menos essa possibilidade já parece estar posta de parte.

Em relação ao frio, temos mesmo que gramar com ele.

Um bem haja, parabens pelo trabalho no blog na defesa dos interesses de Trás-os-Montes e dos Transmontanos.

Um abraço.