domingo, 31 de outubro de 2010

Chuva e vento fortes atingem todo o país até às 20h00

A Protecção Civil estendeu o alerta amarelo a todo o território nacional até às 20h00 de hoje, devido às previsões de chuva intensa e vento forte.
De acordo com o sítio da Protecção Civil na internet, para hoje são esperados precipitação intensa, queda de neve, vento forte e agitação marítima forte.

Devido a estas previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou que o Dispositivo Integrado de Operações de Socorro está em "alerta amarelo" (o segundo menos grave de uma escala de quatro) relativamente a todos os distritos de Portugal continental.

Por prever uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, o Instituto de Meteorologia (IM) accionou para hoje o aviso laranja (o segundo mais grave da sua escala) nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Em aviso amarelo, que pressupõe a possibilidade de risco apenas para actividades que estão dependentes da situação meteorológica, estão os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

A "verde", sem previsão de situação meteorológica de risco, está apenas o distrito de Santarém.

A previsão do IM para hoje é de céu muito nublado alternando com abertas, em especial na região Sul.

No Norte e Centro estão previstos aguaceiros temporariamente fortes que podem ser granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de neve acima dos 1500 metros.

O vento soprará moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h no litoral, e será forte a muito forte (45 a 65 km/h) de noroeste com rajadas da ordem dos 110 km/h nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16º no Porto, 18º em Lisboa e 19º em Faro.

O mau tempo que sábado se registou provocou a nível nacional 442 inundações, 42 quedas de árvore, 11 deslizamentos de terras e 20 quedas de estruturas, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Lusa/SOL

Sem comentários: